Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2774
Título: A SATISFAÇÃO DO CLIENTE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CATARATA
Autor(es): GERMANO, ANA PAULA
Orientador(es): Cardoso, Solange Nardo Marques
Franzolin, Solange Oliveira Braga
Palavras-chave: Catarata;Cirurgia;Satisfação
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A visão representa um dos sentidos de maior relevância na interação do homem com as pessoas e o meio ambiente. Na complexa função visual, a transparência das estruturas oculares no trajeto da luz é fundamental para a obtenção de uma boa acuidade visual. Qualquer opacidade ou alteração neste trajeto determina a queda da acuidade visual. Estimase que no Brasil, aproximadamente 1% da população seja deficiente visual, sendo que as principais causas de cegueira são atribuídas a vícios de refração não corrigidos e a catarata. A catarata é uma doença ocular causada pela opacificação do cristalino, lente natural do olho responsável pela focalização da luz sobre a retina. Toda vez que a qualidade de vida do portador de catarata esteja comprometida, ou seja, que existam limitações nas atividades que realiza habitualmente, a cirurgia está indicada. O objetivo geral deste trabalho foi identificar o grau de satisfação dos pacientes submetidos à cirurgia de catarata em uma Clínica de Olhos na cidade de Lençóis Paulista, estado de São Paulo; e o específico : traçar o perfil epidemiológico dos pacientes e enumerar as dificuldades que os pacientes encontravam no pré-operatório e quais foram superadas no pós-operatório. Foi realizada uma pesquisa exploratória, quantitativa, com aplicação de questionário semiestruturado. Foram entrevistados 13 pacientes e a idade média foi 69 anos e meio com desvio padrão de 11 anos. A maioria foi do sexo feminino e ensino fundamental incompleto. A renda familiar variou entre menos de um até quatro salários mínimos. Evidenciou-se que a maior parte dos pacientes foi diagnosticada com catarata entre um e quatro anos antes da pesquisa e a alguns continuaram usando óculos após a cirurgia. A qualidade de vida estava comprometida para 92,30% pacientes. Os 13 (100%) pacientes tinham como expectativa em relação à cirurgia a melhora da visão e da qualidade de vida. No pós-operatório, todos dos pacientes responderam ter ficado satisfeito com o resultado obtido e indicaria a cirurgia. A maioria alegou que melhorou a visão e conseguiu realizar atividades do dia a dia. O presente estudo demonstrou que a doença catarata compromete a qualidade de vida e quando corrigida pela cirurgia, ela é restabelecida.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2774
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_satisfacao_do_cliente_no_pos_-_operatorio_de_catarata.pdfTrabalho de Conclusão de Curso459,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.