Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2461
Título: PRODUÇÃO DE XILANASE FÚNGICA A PARTIR DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA DE CELULOSE: ANÁLISE POR PLANEJAMENTO FATORIAL
Autor(es): MARTINS, BRUNA LETÍCIA
Orientador(es): Fernandes, Geisiany Maria de Queiroz
Palavras-chave: xilanase fúngica;Aspergillus niger;efluentes;indústria de celulose;planejamento fatorial
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O processo de branqueamento da celulose gera grande quantidade de efluentes com baixa biodegradabilidade e que possuem substâncias tóxicas, como o cloro e o ozônio, o que leva a necessidade de tratamentos prévios para o correto descarte. O emprego de xilanases nessa etapa pode reduzir os danos ambientais e diminuir os custos de produção, contribuindo ainda para a obtenção de um produto final de maior qualidade. A produção de enzimas a partir de resíduos agroindustriais surge como uma alternativa para a reutilização de matérias-primas antes consideradas poluentes ambientais. O presente estudo teve por objetivo aprodução de xilanase por A. niger empregando dois efluentes obtidos nas etapas de branqueamento de uma indústria de celulose do interior de São Paulo, com auxílio do planejamento fatorial, delimitando assim, as condições ideais de produção com variáveis independentes e dependentes. Os experimentos constituíram-se da avaliação das variáveis: concentração de efluente e período de produção. Para tanto, realizou se controles inicias de produção por fermentação líquida submersa a partir de meio de cultura previamente descrito na literatura, porém com acréscimo dos efluentes. Esses controles nos permitiram avaliar ainda a capacidade de produção de xilanase pelo fungo A. niger, empregado neste estudo, utilizando uma concentração reduzida do indutor xilana (0,5g) em relação aquela descrita previamente em literatura (1,0g), além disso, verificou-se a indução da produção xilanásica do meio com proporcional adição dos efluentes, nesta etapa verificou-se ainda a capacidade de produção de xilanase empregando somente os efluentes. Os resultados destas produções foram avaliados quanto a biomassa determinando-se peso úmido e seco, quantificação da concentração de proteínas pelo método de Bradford, quantificação da atividade xilanásica, segundo metodologia descrita em literatura empregando como substrato a xilana, e cálculos de atividade específica. Observou-se que, nessas condições iniciais, em todas as ocasiões, houve produção de xilanase, até mesmo naquelas em que se utilizaram somente os efluentes. A partir da análise destes resultados, avaliaram-se as variáveis: concentração de efluentes e período de produção ideal, cujos valores foram definidos por meio de planejamento fatorial. As variáveisaplicadas quanto à concentração de efluentes foram 0%, 14%, 50%, 86% e 100% e período de produção foram de 4 a 10 dias. Após a análise destes resultados pelo software STATISTIX 9.0, definiu-se que, a melhor concentração para ambos os efluentes, capaz de induzir a produção de xilanase foi em 50% no período de produção de 7dias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2461
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRODUÇÃO_DE_XILANASE_FÚNGICA_A_PARTIR_DE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.