Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2457
Título: TRIAGEM TOXICOLÓGICA DE MEDICAMENTOS POR ANÁLISE EM MICROPLACA (SPOT)
Autor(es): HERCULANO, JÉSSICA FERNANDA
Orientador(es): Neves, Fernando Tozze Alves
Palavras-chave: Microplaca;Spot Test;Fenotiazínicos;Antidepressivos;Tricíclicos;Barbitúricos;Reativos Cromatogênicos
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Os medicamentos representam uma das classes mais importantes de substâncias registradas anualmente no Centro de Controle de Intoxicações (CCI). Dentre todas as classes de medicamentos as de maior relevância clínica são os antidepressivos, antipsicóticos e anticonvulsivantes. Tais classes apresentam um alto poder para promover intoxicações, sendo que, nos laboratórios de urgência, diversos tipos de recursos analíticos devem estar disponíveis para auxiliar nas investigações toxicológicas e auxiliar no diagnóstico clínico. Entretanto, o tipo e os parâmetros do método analítico a serem utilizados devem ser conhecidos, de forma a garantir a confiabilidade do laudo toxicológico. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo comparar os parâmetros analíticos das metodologias de testes qualitativos de identificação de fármacos através de microplaca ou “spot test”. Para a realização dos ensaios imediatos foi utilizada uma concentração (10 mg) dos fármacos antipsicóticos fenotiazínicos (clorpromazina, levomepromazina, flufenazina), antidepressivos tricíclicos (amitriptilina e clomipramina) e anticonvulsivantes barbitúricos (fenobarbital) quanto aos aspectos de sensibilidade e especificidade com os reativos cromatogênicos DRAGENDORFF, FORREST e FPN. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar todos os reativos cromatogênicos apresentaram formação de coloração positiva para pelo menos um fármaco de cada classe, exceto para a classe dos barbitúricos, em específico o fenobarbital. Desta forma concluímos que os reativos de FORREST e FPN apresentaram maior especificidade para os compostos fenotiazínicos, enquanto que o reativo de DRAGENDORFF apresentou reação positiva tanto para fármacos fenotiazínicos como para antidepressivos tricíclicos, embora as tonalidades da colorações obtidas foram muito próximas, o que dificulta uma identificação adequada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2457
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRIAGEM_TOXICOLÓGICA_DE_MEDICAMENTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso881,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.