Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/468
Título: A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
Autor(es): SILVA, PEDRO HENRIQUE DE BARROS
Orientador(es): Cabestré, Sonia Aparecida
Palavras-chave: Humanização;Saúde;Atendimento ao usuário;Comunicação;Relações Públicas
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O presente estudo tem como foco central as questões que permeiam os processos de humanização e comunicação como fatores primordiais para o desenvolvimento do atendimento aos usuários de serviços de saúde pública. Isto posto, realizou-se busca de informações teóricas para fundamentar os conceitos de humanização, comunicação organizacional, cultura, gestão de pessoas e relações públicas, que fazem parte do capítulo teórico. Também, apresenta-se e avalia-se a forma como são desenvolvidos os procedimentos nos atendimentos prestados pelos profissionais e trabalhadores de saúde, especificamente os que trabalham nas unidades de Atenção Básica e nas de Média e Alta Complexidade, situadas na cidade de Bauru. Com o intuito de conhecer e avaliar as opiniões de profissionais que atuam nessas unidades, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo. Participaram desse processo médico, enfermeira, assistente social e outros. Efetivou-se, também, uma outra pesquisa de caráter qualitativo com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). E, para aprofundar as questões que estão diretamente ligadas com a temática da Humanização, desenvolveu-se uma campanha de sensibilização junto às organizações de diferentes setores. Sob a visão de um profissional de relações públicas e, tendo como base a realização das ações propostas, pretende-se que este estudo possa contribuir com a adoção de medidas que possibilitem dar os primeiros passos para a humanização dos serviços de saúde pública. Em termos de legislação a humanização dos serviços na área de saúde pública é uma realidade; porém, na prática ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Relações Públicas, sob a orientação da Profa. Dra. Sonia Aparecida Cabestré.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/468
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.