Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2314
Título: EXTRAÇÃO DA SERICINA, A PARTIR DOS CASULOS DO BICHO DA SEDA
Autor(es): SIMÕES, RODRIGO MENEGHETTI
Orientador(es): Magdalena, Aroldo Geraldo
Palavras-chave: Proteína;Sericina;Extração sericina
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Neste trabalho foi realizado a extração da proteína sericina a partir dos casulos do bicho da seda, Bombyx mori. A extração da proteína foi realizada em água destilada à quente, em torno de 80°C, em dois diferentes tempos de contato dos casulos com a água, 15 e 90 minutos. Para a obtenção da sericina, foi necessário o tratamento da solução pós-extração com carvão ativo, ureia com aquecimento da solução em torno de 85°C, para a remoção da cor e odor da solução, e posteriormente foi realizado o tratamento de dialise contra a água destilada para a remoção da ureia e outros interferentes. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia empregada na extração da proteína sericina, foi eficiente. Além disso, os resultados obtidos mostraram que existe uma dependência da massa da proteína sericina obtida em função do tempo de exposição dos casulos, no sistema, em torno da temperatura de 80°C.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2314
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EXTRAÇÃO_DA_SERICINA,_A_PARTIR_DOS_CASULOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso874,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.