Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2089
Título: “Deus é Brasileiro” e “God is Brazilian”: Por uma análise da tradução de regionalismos
Autor(es): DALAL, NICOLE CARDILLI
Orientador(es): Esqueda, Marileide Dias
Palavras-chave: tradução audiovisual;tradução e cultura;regionalismos
Data do documento: 2008
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Atualmente, a indústria do entretenimento tem investido muito no cinema e na televisão, fazendo crescer a tradução para a produção de legendas. Desta maneira, muitos países vêem isso como uma oportunidade de disseminar e vender sua cultura para outros países. O filme Deus é Brasileiro (2003), além de ser um exemplo disso, contém muitos regionalismos, que são um dos elementos mais representativos de uma cultura. Os regionalismos, ou marcas dialetais, são, como o próprio nome já nos lembra, palavras ou locuções privativas de determinada região e, em grande parte, constituem um dos maiores obstáculos à tradução, pois tratam de um linguajar específico que está intimamente ligado à cultura proveniente e nem sempre é possível de se encontrar equivalentes na cultura de chegada. Sendo assim, tratou-se de uma pesquisa comparativista e de análise textual que, por meio das técnicas indutivo-dedutivas, coletou os principais regionalismos presentes no Deus é Brasileiro (em DVD) e suas respectivas traduções para o inglês, com vistas a verificar quais estratégias tradutórias foram utilizadas pelo tradutor João Ubaldo Ribeiro para vertê-los. Tais estratégias foram analisadas por meio da classificação de Gottlieb (1992)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Tradução) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2089
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deus_e_brasileiro_e_god_is_brazilian_por_uma_analise.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.