Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/62
Título: ABRIGOS EMERGENCIAIS: A SOLUÇÃO TEMPORÁRIA PARA A DEFICIÊNCIA NO PLANEJAMENTO URBANO BRASILEIRO
Autor(es): ROSA, GABRIELA PAES
Orientador(es): Arruda, Glória Lucía R. Correia de Arruda.
Palavras-chave: Enchentes;Abrigos Temporários;Intempérie;Tipologias;Emergenciais
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A oferta de abrigos temporários em casos de enchentes é fundamental no contexto atual vivenciado por grande parte da população brasileira. A intempérie atinge inúmeras regiões do Brasil e causa cada vez mais prejuízos aos cidadãos quando unida a problemas urbanos e sociais como canalização inadequada de córregos e rios, impermeabilização excessiva e segregação de comunidades, levando-as a apropriação de zonas alagáveis para moradia e tornando-as vulneráveis a catástrofes. O principal objetivo deste projeto é analisar as tipologias mais eficazes de abrigos emergenciais temporários em casos de enchentes, compreendendo sua relevância na garantia provisória das necessidades básicas e direito de moradia dos desabrigados. Mediante as circunstâncias, realizou-se levantamento bibliográfico e análise comparativa das tipologias mais efetivas no atendimento das necessidades humanas hierarquizadas por Maslow em seu livro Motivação e Personalidade (1954). Para tal, foram considerados aspectos técnicos, espaciais, materiais e qualitativos de abrigos existentes, buscando a combinação ideal de atributos para implantação em situações emergenciais de inundação. Além disso, profissionais de Arquitetura e vítimas de desabrigo por enchentes foram ouvidos para auxiliar no processo de análise das tipologias mais eficazes de abrigos nesses casos. Percebe-se propensão, além das fixas, às tipologias portáteis e desmontáveis, com estruturas leves de metal ou madeira, que são consideradas sustentáveis e recicláveis. Outros elementos como o layout privado, design biofílico, cores afetivas, iluminação e ventilação naturais adequadas são importantes para as tipologias que surgem como solução aos problemas sociais decorrentes das falhas no planejamento urbano brasileiro.
Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado, como requisito para conclusão da pesquisa. Orientadora: Profa. M.ª Glória Lucía R. Correia de Arruda.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/62
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABRIGOS EMERGENCIAIS.pdfIniciação Cientifica1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.