Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5223
Título: ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICOECONÔMICA NO USO DE GÁS NATURAL E BIOMASSA EM CALDEIRAS
Autor(es): FEITOZA, ANDERSON ALEX
Orientador(es): Johansen, Herbert Duchatsch
Palavras-chave: Operação de caldeiras;Geração de vapor;Viabilidade econômica
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As caldeiras são alguns dos equipamentos industriais mais custosos para serem mantidos em operação. Por isso a escolha pela instalação de uma caldeira deve ser realizada detalhadamente, analisando principalmente a viabilidade econômica em relação aos tipos de combustíveis, pois o custo para produção de vapor pode variar muito dependendo da utilização de cada combustível. Além disso, é de extrema importância conhecer as condições operacionais do equipamento, analisando algumas particularidades como: controle operacional, tratamento de água, inspeções, manutenções e emissões atmosféricas. Será mostrado neste trabalho cada um destes itens, com foco principal na viabilidade técnica-econômica de uma caldeira que utiliza biomassa (cavaco de madeira) em comparação a uma caldeira que utiliza gás natural como combustível. A escolha correta pela aquisição de uma caldeira pode gerar importantes vantagens econômicas para uma empresa, proporcionando seu fortalecimento e competividade no mercado, considerando o alto custo necessário para geração de vapor em uma indústria.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5223
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO_DE_VIABILIDADE_TÉCNICO_ECONÔMICA_NO_USO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso888,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.