Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5055
Título: RELAÇÕES PÚBLICAS NO ÂMBITO DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL: O CASO VOLVO CONSTRUCTION EQUIPMENT
Autor(es): SANTOS, JOÃO GABRIEL CARNAIBA
Orientador(es): Cabestré, Sonia Aparecida
Palavras-chave: Responsabilidade Social;Relações Públicas;Comunicação;Cultura Organizacional;Pesquisa Qualitativa
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A responsabilidade social se expressa pelo propósito das organizações incorporarem ações efetivas para o desenvolvimento social em seus processos decisórios. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento da comunidade onde estão inseridas. Para analisar essa questão no âmbito de uma empresa multinacional foi necessário buscar respaldo em outras temáticas - uma delas é a globalização, processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política. Esse processo mudou o contexto e provocou mudanças, como a troca de costumes entre etnias que são totalmente diferentes. Também, apoiou-se nos fundamentos teóricos que norteiam os processos de comunicação organizacional, comunicação estratégica, cultura organizacional, responsabilidade social e relações públicas, extremamente relevantes no atual cenário. Com o devido embasamento teórico, o próximo passo para desenvolvimento do estudo foi a caracterização da empresa Volvo Construction Equipment, uma das maiores no segmento de equipamentos pesados para construções civis e serviços semelhantes, que está presente no município de Pederneiras. E considerando que o foco esteve voltado para a elaboração de uma proposta de gestão de responsabilidade social, desenvolveu-se pesquisa qualitativa com dois representantes de entidades (Rotary Club e Lions Club) e com a representante da área social da Prefeitura Municipal de Pederneiras com o intuito de conhecer o trabalho desenvolvido para as questões sociais da cidade e, ao mesmo tempo para obter informações sobre os tipos de ações que a empresa estudada poderia desenvolver futuramente, caso inserisse em suas políticas esse tipo de ação. O conhecimento da realidade da empresa estudada e as opiniões manifestadas pelos entrevistados possibilitou a elaboração de uma proposta de gestão de responsabilidade social considerando a realidade e cultura da Volvo Construction Equipment. Hoje, entende-se que as empresas que não estão utilizando desta estratégia estão deixando de se posicionar positivamente perante diversos públicos e de gerar credibilidade e valor agregado, e perdendo espaço para atuar de forma participativa como um agente real e efetivo de mudança a favor da qualidade de vida e dignidade humana.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação Social – Relações Públicas) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5055
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELAÇÕES_PÚBLICAS_NO_ÂMBITO_DE_UMA_EMPRESA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.