Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/484
Título: ABRIGO EMERGENCIAL TEMPORÁRIO: UTILIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE CONTAINER DOBRÁVEL
Autor(es): ROSA, DANIELLY ANDRESSA
Orientador(es): Arruda, Glória Correia de
Palavras-chave: Abrigo Temporário;Containers;Desastre;Desabrigados
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Os desastres naturais acontecem com frequência atingindo com maior força a população menos favorecida, instalada em áreas de risco por má estruturação urbana. A poluição e a degradação ambiental contribuem para tal cenário. Tratando-se de um problema atual, é papel do arquiteto contemporâneo abrigar a população afetada por tais desastres. É de suma importância que a realocação dessas pessoas seja feita de forma rápida, oferecendo segurança, dignidade, privacidade, identidade e suprindo as necessidades do usuário. O presente trabalho visa indicar a construção de abrigos transportáveis para que as vítimas tenham uma maior privacidade e segurança, do que quando instalados coletivamente em prédios públicos, ou quando estes também sofreram com a destruição. Para tal, será esclarecida a necessidade dos abrigos temporários emergenciais e haverá a apresentação de técnicas de abrigos temporários, com indicação do uso de containers dobráveis, escolhido para o projeto. Tais pesquisas foram realizadas por meio de revisão bibliográfica e análise de obras correlatas e do município escolhido. A escolha do uso de containers dobráveis se deu pela facilidade de transporte e montagem, além de vantagens econômicas. A cidade de Bauru, interior de São Paulo, foi selecionada para ilustrar uma implantação hipotética, pois sofre constantemente com inundações; porém o abrigo emergencial em questão apresenta possibilidade de ser implantado em qualquer localidade.
Descrição: Trabalho Final de Graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, sob orientação da Prof.ª M.a Glória Correia de Arruda.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/484
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABRIGO EMERGENCIAL TEMPORÁRIO: UTILIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE CONTAINER DOBRÁVELTrabalho de Conclusão de Curso4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Prancha 1 de 3 teoria e análisePrancha640,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Prancha 2 de 3 implantaçãoPrancha3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Prancha 3 de 3 cortes e 3DPrancha613,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.