Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/478
Título: | LIVRO DIGITAL COMO RECURSO DE INTERVENÇÃO CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA |
Autor(es): | SILVA, CAROLINE TUÃO DA |
Orientador(es): | Carvalho, Dariel de |
Palavras-chave: | Dislexia;Dificuldades de leitura e escrita;Percepção visual;Livro digital;Processo de ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO |
Resumo: | A dislexia, definida como uma disfunção neurologia pode ser uma das causas dos distúrbios de aprendizagem na área da leitura e escrita, que reporta a criança a uma situação de incapacidade na função de ler e escrever com facilidade, afetando a compreensão de outras áreas de conhecimento que dependem da leitura e escrita. O sintoma se torna perceptível durante a idade escolar, quando se nota a persistência de erros ao ler e escrever. É reconhecido que a dislexia se apresenta como uma das causas de dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita. No entanto, esse distúrbio pode ser superado ou reduzido por meio de intervenções. Desta forma, o presente trabalho buscou desenvolver um livro digital adaptado como recurso de intervenção clínica psicopedagógica que atenda às necessidades de leitura de crianças com dislexia do ensino fundamental I. Tendo como foco investigar as dificuldades de leitura de crianças com dislexia e analisar as estratégias psicopedagógicos relacionada à leitura para ensinar crianças com dislexia. Para realização deste estudo, foi selecionado na base de domínio público uma história infantil e essa adaptada seguindo as orientações investigadas sobre as intervenções na dislexia. Após a análise, foi desenvolvido o livro digital com as adaptações necessárias para que esse possa ser mais um instrumento nas mãos dos professionais de psicopedagogia para uso nas intervenções clínicas. Apresentar um recurso que possa colaborar com o desenvolvimento da leitura e da escrita de crianças do ensino fundamental com atrativos enfatizando uma leitura prática, com sons, dando habilidade para leitura envolvendo diversas ações entre percepção auditiva, e percepção visual e suas experiências vividas, dando significados e sentidos é muito importante para que a criança possa se desenvolver no mundo linguístico explorando as potencialidades do visual, auditivo que a tecnologia pode proporcionar. |
Descrição: | Monografia apresentada à Pró-reitória de Pesquisa e Pós-graduação como parte dos pré-requisitos para obtenção do título de Especialização em Psicopedagogia: Livro digital como recurso de intervenção clinica psicopedagógica que atenda às necessidades de leitura de crianças com dislexia, sob orientação do Prof. Dr. Dariel de Carvalho. |
URI: | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/478 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro digital como recurso de intervencao clinica... (220495)_unlocked.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
livro digital [Somente leitura].pdf | Livro digital | 4,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.