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Título: MARKETING E PATROCÍNIO ESPORTIVO: A INFLUÊNCIA DA IMAGEM DO ATLETA NO POSICIONAMENTO DAS EMPRESAS
Autor(es): ITO, VICTOR NISHIMOTO
Orientador(es): Caram, Nirave Reigota
Palavras-chave: Marketing Esportivo;Patrocínio Esportivo;Marcas
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O esporte é considerado pelas empresas uma oportunidade de se destacar diante de seus concorrentes. O marketing e o patrocínio esportivo tornaram-se ferramentas fundamentais para investimentos. Portanto o objetivo da pesquisa é analisar o posicionamento das empresas patrocinadoras diante do comportamento negativo do atleta que está vinculado a sua marca. A princípio foi necessário compreender o significado teórico das ferramentas de marketing para o planejamento das empresas, e assim pesquisar casos e situações de atletas que ocasionaram mudança nas estratégias das empresas envolvidas. Foi realizada a análise de caso de atletas que perderam o apoio e patrocínios devido a um comportamento considerado inadequado no mundo do esporte, gerando polêmica e exposição na mídia. Sendo assim concluiu-se que o posicionamento e estratégias das marcas patrocinadoras, diante de cada caso, é fundamental para que a má imagem do atleta não prejudique os investimentos realizados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4672
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