Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4281
Título: GESTÃO DA IMAGEM NO INSTAGRAM: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DA INFLUENCIADORA BIANCA ANDRADE, DA MARCA BOCA ROSA
Autor(es): GONÇALVES, VINÍCIUS LOURENÇO
Orientador(es): Franzon, Erica Cristina de Souza
Palavras-chave: Bianca Andrade;Gestão de imagem;Instagram;Marketing;Marketing digital
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Tendo em vista que as redes sociais transformaram de forma notável questões que englobam o jornalismo, comunicação, assessoria e o marketing, pesquisa-se sobre a importância do Instagram para a gestão da imagem da influenciadora digital Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa. A partir da relevância da influenciadora e de sua atuação das redes sociais, o objetivo desta pesquisa é compreender como o perfil da influenciadora no Instagram promoveu sua imagem e marca no período em que esteve no Big Brother Brasil 20. A aparição no reality show realizado pela Rede Globo, no ano de 2020, foi uma oportunidade de aplicação de estratégias de marketing em diferentes canais de comunicação, respeitando as características de cada um. Para isso, essa pesquisa foca no estudo das postagens da influenciadora no período em que esteve no reality, para compreender como os conteúdos dialogam entre si: a postagem no Instagram e a imagem da Bianca no programa. Desse modo, este estudo parte de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre os conceitos-chave do tema, de caráter exploratório e qualitativo, e aplica a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), a partir de três categorias: visual, verbal e formato do conteúdo, em 7 postagens importantes para Bianca na disputa. Os resultados alcançados evidenciam que as estratégias adotadas pela influenciadora Bianca Andrade no Instagram, especialmente durante o Big Brother Brasil 20, foram eficazes na promoção de sua marca e fortalecimento de sua imagem pública. A análise revelou que o uso coordenado dos elementos visuais, verbais e de formato nas postagens contribuiu para a construção de uma narrativa coesa, capaz de consolidar Bianca como uma referência no marketing digital e no uso estratégico das redes sociais. Isso reforça o papel do Instagram como uma ferramenta crucial na gestão de imagem, com implicações para influenciadores e profissionais de comunicação que buscam potencializar suas marcas em ambientes digitais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4281
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESTÃO_DA_IMAGEM_NO_INSTAGRAM_UM_ESTUDO_SOBRE_O_PERFIL_DA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.