Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4270
Título: GAMES E JORNALISMO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA REPORTAGEM DA RECORD SOBRE O JOGO ROBLOX E A REPERCUSSÃO DO CASO
Autor(es): CRÊS, CAUÊ ISAC CORRÊA
Orientador(es): Franzon, Erica Cristina de Souza
Palavras-chave: Análise de Conteúdo;Jornalismo Segmentado;Opinião Pública;Videogames
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Esta pesquisa investiga o desenvolvimento do jornalismo segmentado em videogames e sua capacidade em moldar a opinião pública dentro desse segmento. Desde 1970, quando surgiram os primeiros consoles de videogames, eles não apenas evoluíram em questões tecnológicas, mas também, evoluíram nos aspectos culturais, sociais e educacionais, e a partir disso, foi o que abriu caminho para a criação de um segmento jornalístico dedicado a essa área. A partir dessa ideia, o objetivo deste estudo é analisar como os veículos especializados em videogames abordam os games, em comparação com veículos generalistas, e como essas abordagens influenciam na percepção do público. A metodologia baseou-se em uma pesquisa básica para gerar conhecimento e compreensão do tema abordado, de uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente os principais conceitos, de uma pesquisa documental para contextualizar o estudo do tema, da abordagem qualitativa para coletar e interpretar os principais dados de fontes de forma prática e aplicada, de uma pesquisa exploratória que serviu como apoio para desenvolver familiaridade com o tema da pesquisa e uma análise de conteúdo, que analisou uma reportagem da emissora Record e três matérias publicadas em sites especializados em videogames, sendo o site de notícias do Flow Games e os blogs da GameSource e da Central Xbox. Para análise, foram criadas sete categorias, quatro para analisar a reportagem da Record: Apresentadores, Locução, Entrevistados e Repórter. E três para analisar cada veículo especializado em videogames, junto de duas subcategorias que irá analisar cada matéria, sendo: Título da notícia/artigo e Corpo do texto. A discussão dos resultados relacionou os dados coletados com os conceitos da fundamentação teórica. Os resultados alcançados mostram que o jornalismo segmentado adota uma abordagem mais técnica e informativa ao falar sobre os videogames, enquanto veículos generalistas tendem a tratar o tema de maneira sensacionalista. Acredita-se que o jornalismo de games desempenha um papel fundamental na construção de uma opinião pública mais equilibrada e informada sobre o impacto dos videogames na sociedade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4270
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAMES_E_JORNALISMO_ANÁLISE_DE_CONTEÚDO_DA_REPORTAGEM_DA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso24,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.