Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/400
Título: A DISTÂNCIA ENTRE O TOMBAMENTO E A CONSERVAÇÃO: CULTURA E SERVIÇO SOCIAL PARA UMA READEQUAÇÃO DE USOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE JAÚ.
Autor(es): PEDRO, ANA MARIA ROSA JOÃO
Orientador(es): Nakashima, Lilian Massumie
Palavras-chave: Centro histórico;Centro de acolhimento;Cultura;Jaú;Museu
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho é pautado a partir da problemática do abandono dos centros históricos das cidades, especificamente de Jaú, localizada no interior de São Paulo. Ao longo dos anos se observa um gradativo afastamento da população residente no centro dos municípios para suas áreas periféricas. Por esse motivo as construções arquitetônicas, que antes abrigavam grandes e importantes famílias foram sendo abandonadas e degradadas aos poucos. Houve um aumento exponencial nos casos de violência, em particular a violência contra a mulher, que há pouco começou a ser discutida e vem recebendo sua devida importância. A partir desses fatos, foi definida a proposta deste trabalho, o qual tem uma vertente à preservação e revitalização das áreas degradadas do centro da cidade. A intenção é propor novos usos a quatro edifícios históricos, que estão inseridos ao lado da Igreja Matriz. A proposta vai além e oferece um museu voltado a arte fotográfica, pensando em sugerir uma cultura diferenciada ao município e proteger toda história do mesmo, já que Jaú é uma cidade com uma vasta arquitetura histórica. Também é sugerido um centro de acolhimento para meninas e mulheres que sofreram algum tipo de violência ou agressão, e precisem de apoio. Nesta área serão ofertadas atividades voltadas às necessidades das mesmas e uma ligação com o museu, trazendo atividades relacionadas a fotografia para as mulheres. A principal intenção desta parte é proporcionar à elas um espaço de aconchego e segurança, que lhes foram tirados. Para o desenvolvimento desta concepção projetual, se buscou delimitar o embasamento teórico a respeito do tema de estudo, com base em referências bibliográficas e documentais, bem como analises de obras correlatas, que tiveram profunda influência para o amadurecimento da ideia inicial.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo - Centro Universitário Sagrado Coração. Orientadora: da Prof.ª M.ª Lilian Massumie Nakashima.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/400
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFG - ANA_MARIA_ROSA_JOÃO_PEDRO_ID927988.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.