Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2990
Título: ATIVIDADE INIBITÓRIA DO PROBIÓTICO Lactobacillus casei CEPA Shirota PRESENTE NO PRODUTO LÁCTEO YAKULT® TRADICIONAL E YAKULT® 40 SOBRE CEPA DE Candida albicans PELA TÉCNICA DE MACRODILUIÇÃO..
Autor(es): PEREIRA, MAIARA GONÇALVES
Orientador(es): Coradi, Silvana Torossian
Palavras-chave: Candida;lactobacilo;probiótico;infecção;vaginal
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Candidiase uma das doenças mais comuns entre as mulheres, é causada pelo fungo do gênero Candida. O uso indiscriminado de antifúngicos e antibióticos tem levado a um aumento de casos e de resistência por parte dos micro-organismos invasores, um medicamento alternativo, mais, simples, menos, oneroso e eficaz permitiria uma maior adesão ao tratamento. Diante da freqüente ocorrência de candidíase vaginal por Candida sp, em especial C. albicans, e da falta de novos fármacos, o uso de terapias preventivas ou alternativas pode ser uma escolha satisfatória, e entre essas, a utilização de produtos probióticos. Probióticos são considerados alimentos funcionais, que podem ser dietéticos ou suplementos alimentares, com função de atuar de forma benéfica na saúde humana. Estudos tem sugerido que os probióticos atuam favorecendo o reforço da barreira protetora de mucosa, modulando a resposta imunológica e por antagonismo de agentes patogênicos, pela produção de antimicrobianos ou através da concorrência pelos sítios de ligação. Os micro-organismos mais utilizados como probióticos são os lactobacilos, produtores de ácido láctico. O objetivo desse trabalho foi avaliar a real inibição do probiótico sobre leveduras do gênero Candida, o experimento demonstrou resultados positivos, que mesmo sutis, comprovam atividade inibitória no crescimento da levedura, in vitro, e podemos considerar que um possível mecanismo de ação do probiótico seja por competição de nutrientes ou secreção de produtos inibidores da proliferação do fungo, uma vez que não se observou alteração no pH do meio, tanto no grupo controle como no grupo tratado com o probiótico. Outros estudos são necessários para se determinar quais são essas substâncias, mas de qualquer modo, a utilização de alimento probiótico parece favorecer também uma melhor proteção da mucosa vaginal contra essas leveduras.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2990
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividade_inibitoria_do_probiotico_lactobacillus_casei.pdfTrabalho de Conclusão de Curso274,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.