Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2779
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sousa, Lyana Carvalho e | - |
dc.contributor.author | FERRAZ, FERNANDA | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T17:55:36Z | - |
dc.date.available | 2024-08-30T17:55:36Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2779 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru – SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação especial realiza o atendimento educacional voltado aos alunos com necessidades educacionais especiais que são inseridos em instituições educacionais e propõe que com profissionais capacitados, sejam desenvolvidos recursos pedagógicos e didáticos a fim de auxiliar no aprendizado escolar, assim como favorecer a participação social do indivíduo na comunidade educacional caracterizando a educação inclusiva. Com o objetivo de informar professores da rede de ensino sobre estratégias colaborativas no contexto da educação inclusiva na ótica da terapia ocupacional, esta pesquisa propôs o desenvolvimento e avaliação de um manual de orientações terapêuticas ocupacionais, voltadas ao âmbito da escola inclusiva. Para tal foi elaborado um manual em formato PDF (PortableDocumentFormat) que contemplou informações descritivas e imagens para instrução de educadores quanto à utilização de recursos e estratégias que podem ser adotadas para favorecimento da educação do aluno com deficiência. Após a produção do manual, ele foi encaminhado a professores do município de Bauru e terapeutas ocupacionais para avaliação. Para tal, utilizou-se questionário e foi aplicado o Método Delphi para obtenção do consenso entre os participantes da pesquisa. Como resultados, foi realizado um ciclo avaliativo observando o total de cada questionário e de cada questão com obtenção de nível de consenso acima de 80% na escala Likert e sugestões para adequações de alguns aspectos como composição visual e acrescentar outros tipos de recursos. Concluiu-se que os manuais de orientação são recursos que devem ser elaborados com maior frequência, utilizados no cotidiano escolar, a fim de melhorar a qualidade a ser transmitida por estes, principalmente com novos recursos e informações incentivando os educadores na busca de inovações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Capacitação educacional | pt_BR |
dc.subject | Consultoria colaborativa | pt_BR |
dc.title | UMA PROPOSTA COLABORATIVA DA TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: MANUAL INCLUIR | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma_proposta_colaborativa_da_terapia_ocupacional_na_educacao_especial_-_manual_incluir.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.