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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2744
Título: | A EXPECTATIVA DO IMPEACHMENT: A INTENCIONALIDADE DA IMAGEM NAS REVISTAS CARTACAPITAL E VEJA |
Autor(es): | MIGLIANI, TIAGO RENAN PELEGATI |
Orientador(es): | Franzon, Érica Cristina de Souza |
Palavras-chave: | Fotojornalismo;Impeachment;Jornalismo;Revista;Processo Gerativo de Sentido |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO |
Resumo: | A partir do acompanhando da cobertura jornalística no período do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores – PT), essa pesquisa lança um olhar crítico sobre a construção de sentido da narrativa visual na edição anterior à votação da Câmara dos Deputados, nas revistas Veja e Carta Capital. A intenção é compreender as intencionalidades e as estratégias comunicativas da imagem na situação de polarização (petistas e antipetistas) acirradas naquele contexto. O interesse em desenvolver a pesquisa consiste em compreender como as revistas construíram imageticamente um evento que ocorreria após o fechamento da edição. Então, busca-se analisar a intencionalidade das imagens e a transferência de informação na expectativa da abertura do processo de impeachment por duas revistas de linhas editoriais diferentes. O corpus de análise foi composto pela imagem da capa e imagens da reportagem da capa das revistas, a publicação com data do dia 20 de abril de 2016, na edição que antecede a abertura do processo de impedimento de Rousseff. As observações identificadas para a análise compõem-se da composição da imagem da ex-presidente e de outros personagens realçados no período das coberturas. Do corpus escolhido, destacamse imagem sobre fisionomia, expressão, gestualidade dos políticos, a utilização de recursos de montagem nas fotografias e demais elementos que permeiam o discurso visual e possibilitam a leitura da imagem como uma produtora de sentido para além do texto verbal. Para a análise das intencionalidades foi aplicado conceitos do processo gerativo de sentido (BONI, 2000), que parte da desconstrução da imagem para compreender a intencionalidade do fotógrafo e adentrar aos significados implícitos da fotografia. As reflexões desenvolvidas também contam com as contribuições teóricas de Kossoy (2002, 2014), Sousa (2004), Buitoni (2011) e Dubois (1993). |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru – SP. |
URI: | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2744 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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