Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2377
Título: LEVANTAMENTO DE GIRINOS DE ANFÍBIOS ANUROS, DO MUNICÍPIO DE AGUDOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor(es): RUIZ, CARLA CHAVES
Orientador(es): Martinez, Rosângela Aparecida Marques
Palavras-chave: Anura;girinos;ecologia;reprodução
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O estudo foi realizado na Fazenda Recanto Sagrado Coração Estação Experimental da USC, no município de Agudos, estado de São Paulo. Foram visitados os dez corpos d´água de fácil acesso na propriedade, destes quatro foram selecionados (três tanques cercados, sem vegetação marginal) e um pequeno brejo próximo. O período de estudo foi do início de outubro a final de novembro de 2011, totalizando quatro visitas diurnas na área de estudo. Nas observações diurnas foi utilizada uma peneira de malha fina para amostragem dos girinos. A peneira foi passada na margem e nos ambientes rasos, também no meio do corpo d´água. Cada amostra de girino foi coletada, em seguida anestesiados em benzocaína a 5% e fixados em formalina 10%. As espécies foram identificadas através de chave de identificação de girinos e os estágios de desenvolvimento determinados. Foram identificadas sete espécies de anfíbios anuros, todas com ocorrência na região centro-oeste de São Paulo. As espécies registradas foram Rhinella schneideri, Physalaemus cuvieri, Leptodactylus fuscus, Leptodactylus podicipinus, Scinax fuscomarginatus, Scinax fuscuvarius e Hypsiboas albopunctatus, todas consideradas espécies de área aberta, mostrando um ambiente bastante antropizado. Das espécies registradas pelo menos quatro se reproduziram durante o período de estudo, na estação quente e úmida, como ocorre com muitas espécies da região neotropical. Considerando o número e presença de desovas, as espécies Physalaemus cuvieri e Rhinella schneideri podem ser consideradas com padrão de reprodução intermediário entre explosivo e prolongado, já que várias desovas foram colocadas no ambiente nesses dois meses. Foram registrados três modos de reprodução, com ovos aquáticos, sendo os de Rhinella schneideri, em cordão gelatinoso, Physalaemus cuvieri em ninhos de espuma e provavelmente Hypsiboas faber, que apresentou desova em depressão natural com uma camada de ovos envoltos em cápsulas gelatinosas transparentes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2377
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEVANTAMENTO_DE_GIRINOS_DE_ANFÍBIOS_ANUROS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.