Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/212
Título: PROJETO DE FUNDAÇÕES EM SOLOS COLAPSÍVEIS
Autor(es): TRINDADE, VITÓRIA BUENO
Orientador(es): Agnelli, Norival
Palavras-chave: Engenharia;Solo;Colapsibilidade
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O colapso do solo ocorre quando o solo tem uma redução no seu volume original após infiltração da água, consequentemente apresenta um baixo grau de saturação e estrutura macroporosas. Solos argilosos e porosos tem um índice maior para se sujeitarem a esse fenômeno, lembrando que o solo é a fundação, é nele que a edificação será estruturada. Esse fenômeno pode gerar vários danos nas obras de engenharia, como por exemplo, em canais, aterros, obras de construção civil (fundações), cortes rodoviários e túneis. O presente trabalho, devido as questões de segurança contra a COVID-19, sofreu inúmeras alterações em relação à metodologia de pesquisa, no cronograma e nos objetivos. A ideia original visava uma pesquisa exploratória e aplicada, realizando testes no laboratório e no campo, com o objetivo de identificar a existência de solos colapsíveis em Lençóis Paulista, SP e as patologias que uma edificação assentada nesse tipo de solo poderia sofrer. Então foi aplicada uma metodologia conceitual investigativa e comparativa a partir dos resultados a que chegaram os autores mencionados nessa pesquisa. Agnelli (1997), Ferreira (1998) e Lobo (2003), foram os autores analisados devido a grande importância que eles possuem na região de Bauru. O presente estudo aponta que o solo de Bauru é potencialmente colapsivel pois o mesmo é composto por areia fina argilosa, estrutura macroporosa e um baixo teor de saturação.
Descrição: Monografia apresentada pela aluna Vitória Bueno Trindade ao Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO sob orientação do Professor Doutor Norival Agnelli.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/212
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJETO DE FUNDAÇÕES EM SOLOS COLAPSÍVEIS.pdfIniciação Cientifica567,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.