Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1764
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Morae, Érika de | - |
dc.contributor.author | SEABRA, SUELLEN PEREIRA LOPES | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T21:36:06Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T21:36:06Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1764 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar do dilema enfrentado pelo Brasil desde 2009 sobre a obrigatoriedade ou não do diploma para o exercício da profissão de jornalista, as escolas continuam a formar/preparar seus profissionais. O ensino do jornalismo sempre suscitou calorosas discussões, antes mesmo de a primeira escola ser fundada no país. Vários momentos marcaram o espaço acadêmico no Brasil, como por exemplo, a ditadura militar, que não extinguiu os cursos de Jornalismo, mas os transformou em habilitação da Comunicação Social, através do Ciespal. Ao impor o currículo mínimo, o Ciespal unificou o ensino em toda a América Latina. Somente na década de noventa, devido à aprovação de novas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é que as universidades retomaram a liberdade de construir sua própria matriz curricular. Após esse período, em 2001, foram aprovas as primeiras Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Comunicação Social e suas habilitações, que rege o ensino até o momento. As constantes transformações da sociedade e, consequentemente, a dos veículos de comunicação, denotam a necessidade de mudanças no ensino atualmente. Desta forma, novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo foram propostas, em 2009, visando à formação contemporânea do jornalista. Portanto, o ensino precisa ser pensado e discutido para que se ensine ao estudante o universo do Jornalismo, que vai muito além das técnicas, a fim de que ele se torne um profissional crítico, com claro entendimento sobre suas responsabilidades. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Ensino do jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.title | DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE JORNALISMO: A BUSCA POR UM ENSINO DE QUALIDADE | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diretrizes curriculares nacionais para o curso de jornalismo.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 211,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.