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Título: GAME EDUCACIONAL UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA
Autor(es): FERREIRA, ELYHAN NICOLIELO SILVA MARTINS
Orientador(es): Silva, Patrick Pedreira
Palavras-chave: Realidade Virtual;História;Educação;3D;Jogos
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O uso de recursos computacionais está cada vez mais presente na educação. Vários recursos têm sido utilizados: computadores em sala de aula onde cada aluno tem acesso às ferramentas e à internet, lousas digitais onde os professores podem trazer materiais multimídias. Em meio a isso, outro recurso que vem contribuindo para o ensino são os jogos eletrônicos educacionais que visam estimular o aprendizado de crianças e jovens. Os jogos podem estimular desde a capacidade cognitiva, psicológica quanto ao aprendizado nas diversas disciplinas, tais como matemática, português, história química, etc. Outra área que tem sido explorada na educação é a realidade virtual. Essa tecnologia possui uma interface capaz de “enganar” os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual criado computacionalmente, gerando a sensação de imersão. Essa interação proporciona ao usuário um grau de envolvimento, estimulando a sua imaginação e a criatividade. Com base neste contexto, esse trabalho teve como objetivo principal criação de um game educacional (em 1ª pessoa), utilizando realidade virtual imersiva para o ensino de história do Egito. A plataforma de desenvolvimento utilizada foi a Unity 3D por contar com uma vasta gama de ferramentas, desde editores de texto à criação de animação e objetos 2D ou 3D com suporte para as linguagens de programação Java e C#. Para a modelagem do ambiente foi utilizado um pacote de objetos disponível na AssetsStore, contendo desde terrenos a objetos do antigo Egito. A aplicação é voltada para a plataforma Android, devido a sua grande abrangência no mercado. Concluísse que é possível unir tecnologias com educação, utilizando a realidade imersiva foi possível desenvolver um ambiente histórico com elementos gráficos capas de prender a atenção sendo didático.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1691
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