Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/485
Título: ALBERGUE DA JUVENTUDE: UMA PROPOSTA DE REABILITAÇÃO DE UM EDIFÍCIO EM PIRAJUÍ/SP
Autor(es): FABRI, FERNANDA APARECIDA
Orientador(es): Gulinelli, Erica Lemos
Palavras-chave: Reabilitação Urbana;Albergue da Juventude;Ecoturismo;Turísmo de Aventura;Patrimônio Cultural
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A reabilitação urbana é um instrumento que, aplicado pontualmente com êxito, pode trazer a requalificação de toda uma área da cidade. Sua aplicação implica a reutilização, revalorização ou, até mesmo, a reintegração de edificações subutilizadas ou abandonadas. Isso pode ocorrer, por exemplo, com o simples fato de se conferir um novo uso a área a ser requalificada. O objeto de requalificação proposto nesse trabalho encontra-se no Distrito de Corredeira, localizado no Município de Pirajuí-SP, a 365km da capital do Estado que, no auge da produção cafeeira possuía mais de um milhão de pés de café e hoje encontra-se em abandono, com pouco mais de oitenta moradores, menos de 2% do que já possuiu. Trata-se do prédio da Escola Estadual do distrito, edificado nos anos 70 e fechado a mais de duas décadas. Para tanto, pretende-se dar um novo uso a edificação, um Albergue da Juventude, que atenda uma potencialidade do distrito ainda não explorada, o ecoturismo e o turismo de aventura. A região é dotada de cachoeiras e lindas paisagens naturais e já é ponto de trilha para vários grupos de ciclistas e motociclistas. Além disso, a área possui um forte valor cultural, com edificações que datam de mais 100 anos atrás, como o primeiro cartório do Município. Por tanto, através da estruturação da nova atividade econômica, que deverá servir aos moradores locais, pretende-se garantir que a área volte a integrar a dinâmica social do município e seja fonte de desenvolvimento, tudo isso pautado na preservação ambiental e proteção do patrimônio cultural existente no Distrito.
Descrição: Trabalho Final de Graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, sob orientação da Profa. Espec. Erica Lemos Gulinelli.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/485
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBERGUE DA JUVENTUDE: UMA PROPOSTA DE REABILITAÇÃO DE UM EDIFÍCIO EM PIRAJUÍ/SPTrabalho de Conclusão de Curso9,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FOLHA 1 - 211,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FOLHA 2 - 27,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FOLHA 38,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FOLHA 42,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FOLHA 58,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.