Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4737
Título: ANÁLISE CONJUNTA DAS PESQUISAS DE OPINIÃO DE CONSUMIDORES, MERCADO COMPRADOR E POPULACÃO DO MUNICÍPIO DE LENÇÓIS PAULISTA COMO REFERENCIAL DE ESTUDO MERCADOLÓGICO PARA A EMPRESA CEREALISTA SAFRASUL LTDA. NO TRIÊNIO 2008/2010
Autor(es): TRECENTI, ANA CARINA
Orientador(es): SOUZA, BENEDITO FELIPE DE
Palavras-chave: Análise de mercado;Pesquisa de Opinião dos Consumidores;Pesquisa do Mercado Comprador;População
Data do documento: 2008
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O presente trabalho consistiu na elaboração de uma análise conjunta das pesquisas de opinião de consumidores, mercado comprador e população do município de Lençóis Paulista, estudo esse necessário para verificar o potencial da atuação mercadológica relacionado ao produto arroz, comercializado pela Cerealista SafraSul Ltda., para o período 2008/2010. Nessas condições, foi necessária a aplicação de dois tipos de pesquisas com questionários: pesquisa de opinião de consumidores, elaborada por uma empresa contratada, especializada nesse tipo de trabalho, e a pesquisa do mercado comprador, cuja ênfase foi avaliar o potencial de compra e venda de arroz por todas as empresas comerciais estabelecidas no citado município. O estudo também levou em consideração pesquisar dois dados importantes para a consecução do resultado: determinação da população do município e o consumo médio de arroz por habitante. Após a coleta de dados das pesquisas realizadas, as análises apontaram, para o triênio 2008/2010, um potencial de consumo de arroz dos consumidores ou habitantes do município de Lençóis Paulista, montante esse em sua maior parte será vendido ao mercado comprador pela empresa Cerealista Safrasul Ltda., e parte vendido por diversas empresas do mesmo ramo sediadas no estado de São Paulo e outros estados. Em decorrência disso estabeleceu-se, no triênio referenciado, quantidades necessárias de vendas para a Cerealista Safrasul Ltda. aumentar o potencial de venda no município e conseqüente competição com outras empresas do ramo. Mesmo levando-se em consideração que, para alcançar esses resultados, são necessários estudos mercadológicos não contemplados no presente trabalho, foram elaboradas algumas propostas para estudos a serem realizados junto ao departamento de marketing e ou via consultoria de marketing por meio de empresas especializadas, objetivando alcançar a plenitude do mercado de arroz no município.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração de Empresas) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4737
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE_CONJUNTA_DAS_PESQUISAS_DE_OPINIÃO_DE_CONSUMIDORES,.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.