Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJunior, Antônio Walter Ribeiro de Barros-
dc.contributor.authorFERRAZ, NICOLLE AUGUSTINHO-
dc.date.accessioned2025-02-26T16:28:28Z-
dc.date.available2025-02-26T16:28:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4277-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que, enquanto um crítico gastronômico podia ser considerado um influenciador, nem todo influenciador seria necessariamente um crítico gastronômico, pesquisou-se sobre críticas gastronômicas feitas por jornalistas gastronômicos e influenciadores digitais, a fim de mostrar a diferença entre ambas as abordagens e analisar seus trabalhos. Para tanto, tornou-se necessário realizar uma pesquisa bibliográfica sobre jornalismo especializado em gastronomia, ler e analisar um guia gastronômico, escolher um influenciador digital cujo conteúdo envolvesse visitar restaurantes para avaliar pratos e destacar suas características, além de abordar o conceito de jornalismo gastronômico crítico e analisar e comparar as críticas do profissional e do influenciador sobre gastronomia. Realizou-se, então, uma pesquisa básica pura, embasada no conhecimento aprofundado sobre jornalismo gastronômico e sua ramificação de críticas especializadas. Diante disso, esperava-se que a abordagem de críticos gastronômicos profissionais e influenciadores, em relação a um mesmo estabelecimento ou prato, pudesse diferir significativamente, assim como a estrutura de uma crítica gastronômica, que variava conforme seu autor. Ao comparar com as críticas de influenciadores, esperava-se encontrar uma ênfase maior em narrativas pessoais e na interação com o público. A pesquisa buscava investigar se as críticas de influenciadores também podiam ser realmente negativas. Além disso, almejava-se uma análise aprofundada sobre a importância e as diferenças entre o trabalho de um crítico e o de um influenciador em opiniões gastronômicas de estabelecimentos que ofereciam serviços de culinária.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectGastronômicopt_BR
dc.subjectGuiapt_BR
dc.subjectInfluenciadorespt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.titleANÁLISE SOBRE CRÍTICAS GASTRONÔMICAS FEITAS POR JORNALISTAS GASTRONÔMICOS E INFLUENCERS DIGITAISpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE_SOBRE_CRÍTICAS_GASTRONÔMICAS_FEITAS_POR_JORNALISTAS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso792,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.