Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/405
Título: DIVERSIFICANDO USOS E FUNÇÕES: COMPLEXO MULTIFUNCIONAL NO CENTRO DE BAURU (SP) SOB A PERSPECTIVA DA SIMBIOSE URBANA
Autor(es): DOY, LETÍCIA DAMACENO
Orientador(es): Rinaldi, Renan Amauri Guaranha
Palavras-chave: Funcionalismo;Edificações de uso misto;Centro;Vitalidade urbana
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O trabalho tem a finalidade de apresentar uma proposta projetual de um complexo de uso misto sob a perspectiva da simbiose urbana para o centro de Bauru, Estado de São Paulo (SP). Diante disso, foi realizada a pesquisa bibliográfica acerca de temas relevantes para a proposta, dentre eles: o breve entendimento sobre as cidades, ressaltando a influência de um planejamento urbano fundamentado por questões do período modernista; o estudo sobre as edificações de uso misto, em específico a sua evolução e aplicações, como também a relação com a recuperação da vitalidade urbana e instrumentos que contribuem para sua implantação; pesquisa sobre a reabilitação de centros urbanos, com maior aprofundamento no caso de Bauru (SP). Para aprofundamento projetual foram realizados os estudos de quatro obras correlatas, escolhidas como referências, além disso, foi feita a análise da área de intervenção e seu entorno para melhor entendimento de suas características, potencialidades e fragilidades. Dessa forma, apresenta-se a proposta de um complexo de uso misto para o centro de Bauru (SP) sob a perspectiva da simbiose urbana, um conceito que se traduz como associação de diferentes elementos de forma harmoniosa, gerando vantagens recíprocas, relacionando-se à necessidade de recuperação da vitalidade urbana e social da área. Para este fim, o complexo abrigará usos que contemplem as necessidades do homem contemporâneo: habitar, trabalhar e lazer, unidos por um ambiente harmonioso e que qualifique a sua área de inserção.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do Prof. Me. Renan Amauri Guaranha Rinaldi.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/405
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETICIA_DOY_930173.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.