Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/398
Título: URBANISMO PARASITA E A MORTE DO RIO: REESTRUTURAÇÃO DA METRÓPOLE PAULISTA, UM MASTERPLAN PARA A RENATURALIZAÇÃO DO RIO TIETÊ
Autor(es): YAMAGUCHI, KATHERINE HAYUMI
Orientador(es): Nakashima, Lilian Massumie
Palavras-chave: São Paulo;Recuperação de Rios;Marginal Tietê;Paisagem Natural;Parque Linear
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O presente trabalho visa reestabelecer o rio Tietê, estreito no longo trecho da Marginal paulistana como elemento principal da paisagem urbana, através da proposta de um parque linear que, partindo da recuperação das águas do rio, do tratamento da vegetação de suas margens e da ampliação das superfícies permeáveis, reconecte o corpo d’água com a vida urbana. Os rios, antes protagonistas da paisagem natural, perderam seus espaços vitais para muitas eras de urbanização. Drásticas mudanças como o desmatamento da vegetação nativa ribeirinha, a retificação e canalização dos leitos e a impermeabilização do solo para construção de vias e ruas condenaram grande parte dos rios urbanos a um estado de morte. No contexto da cidade de São Paulo, o Plano das Avenidas em sua visão europeizada idealizava o automóvel como símbolo da modernidade e progresso do Brasil. A paisagem da metrópole, rápida e totalmente transformada, sacrificou o rio Tietê, retificando o seu percurso, canalizando seus afluentes e anulando o contexto natural para dar espaço a uma urbanização precária e sem qualidade. As consequências desse uso impróprio do recurso natural se estendem até os dias atuais através dos problemas sociais, ambientais e econômicos gerados pelas constantes inundações, pela poluição ambiental e das águas. Criar novas áreas permeáveis para a drenagem, desviar parcialmente o tráfego pesado para reduzir as emissões superficiais, recuperar a qualidade da água e criar um grande corredor verde são os objetivos principais da proposta. A elaboração dessa pesquisa e da consequente proposta de intervenção envolveu a consulta de fontes bibliográficas como livros, revistas, jornais, artigos, dissertações e teses de mestrado e doutorado, arquivos audiovisuais, levantamento fotográfico e uso extensivo de ferramentas digitais, como o Site Geosampa, úteis ao conhecimento mais detalhado de dados e das condições atuais da área.
Descrição: Trabalho Final de Graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, sob orientação da Prof.ª M.ª Lilian Massumie Nakashima.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/398
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFG - KATHERINE HAYUMI YAMAGUCHI.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.