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Título: A INFLUÊNCIA DAS GRANDES MARCAS NA NEGOCIAÇÃO DO MERCADO FARMACÊUTICO
Autor(es): LIMA, SILVIO LUIZ V. P. DE
Orientador(es): Fernandes, Júlio Cezar
Palavras-chave: negociação;posicionamento de marca;influência;indústria de prescrição médica
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O mercado farmacêutico brasileiro é um dos maiores do mundo e há muito tempo dominado pelas grandes indústrias transnacionais. Entretanto, nos últimos anos houve importantes modificações, como a introdução dos medicamentos genéricos e o crescimento do setor de manipulados, que fizeram com que o mesmo se tornasse mais competitivo. Isso impõe a cada um dos concorrentes estabelecer uma estratégia clara e definida para manter e/ou aumentar sua participação no mercado. O trabalho apresenta conceitos de negociação, técnicas e sua aplicação. Defende que um bom posicionamento da marca colabora para mantê-la competitiva no mercado. Utilizou-se a pesquisa qualitativa para expor dados coletados através de um questionário elaborado e entregue para 25 pessoas de diversos cargos de uma organização. As perguntas foram elaboradas baseadas nos temas abordados no trabalho: negociação, posicionamento de marca, estratégia competitiva e mercado farmacêutico. Ao término do trabalho foi possível concluir que uma marca bem posicionada, torna-se cada vez mais competitiva.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3974
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