Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3604
Título: BIOMASSA DE SACCHAROMYCES CEREVISIAE: Processamento e Utilização
Autor(es): PEREIRA, REGINA ANDRÉIA FERRARI
Orientador(es): Simionato, Eliane Maria Ravasi Stéfano
Palavras-chave: Saccharomyces cerevisiae;processamento biotecnológico;biomassa de leveduras;derivados
Data do documento: 2008
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A biomassa de levedura Saccharomyces cerevisiae é obtida através de processos biotecnológicos. O mosto de cana-de-açúcar é fermentado pela levedura S. cerevisiae. Neste meio, a levedura se multiplica produzindo a biomassa que dá origem às células íntegras que podem ser secas e utilizadas em uma gama de produtos. A biomassa de levedura pode ser submetida ao processo de autólise, que originará as leveduras autolisadas, a parede celular e os extratos de levedura. Em seguida o produto pode ser concentrado ou seco. Tanto os derivados da fermentação quanto de autólise são altamente nutritivos, ricos em proteínas, fibras, minerais, nucleotídeos, podendo conferir sabor e textura aos alimentos e aumentar a imunidade do organismo. Os produtos derivados de levedura além de nutritivos melhoram as características organolépticas dos produtos, gerando efeito sinérgico positivo e benéfico ao organismo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Química) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3604
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Biomassa_de_saccharomyces_cerevisiae.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.