Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2885
Título: | EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA INTERATIVA NA CRIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDAVEIS PARA PRÉ-ESCOLARES |
Autor(es): | ARAÚJO, ROSANA CARDOSO MUNHOZ GUIMARÃES |
Orientador(es): | Pereira, Roseli Ap. Claus Bastos |
Palavras-chave: | Metodologia interativa;Pré-escolares;Hábitos alimentares |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO |
Resumo: | Estudos evidenciam uma mudança nos padrões nutricionais, tanto em adultos como em crianças e adolescentes relacionando-as com as transformações socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas, que com o passar do tempo refletiu na redução progressiva da desnutrição e no aumento da prevalência da obesidade. Diante desta constatação, compete aos educadores e/ou nutricionistas, desenvolver estratégias sistematizadas para impulsionar a cultura e valorização da alimentação com práticas educativas em saúde que utilizam conteúdo informativo e motivador, como as oficinas culinárias, que privilegiam a construção coletiva do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi proporcionar aos pré-escolares da Creche Municipal – Bauru, SP, o conhecimento sobre alimentação saudável de forma lúdica e descontraída, através de uma metodologia interativa (Oficina de Culinária), onde os mesmos participaram diretamente da confecção da receita. A metodologia interativa aplicada apresentou-se em três etapas: caracterização qualitativa do consumo alimentar, orientação nutricional e intervenção nutricional, possibilitando análise dos resultados encontrados. Os resultados apresentados mostraram que os pré-escolares estão aptos a receberem informações mais especificas sobre hábitos alimentares saudáveis, uma vez que a participação dos mesmos nas atividades propostas foi de total interação. A conclusão foi extremamente positiva, superou as expectativas, e pode ser adotada pelas instituições de ensino, a metodologia interativa também desenvolve conceitos ligados a vários outros assuntos como: Higiene Pessoal, Matemática (medidas), Português (verbalização e leitura das receitas) e todas as demais Ciências, capacitando-os na construção de hábitos alimentares adequados na escolha por alimentos nutritivos na infância. O estudo pode proporcionar uma experiência capaz de esclarecer a necessidade e a importância do profissional nutricionista na área da educação, contribuindo não só para uma vida mais saudável, mas também para a economia do país com a diminuição dos gastos com doenças crônicas não transmissíveis. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP |
URI: | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2885 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_nutricional_aplicacao_de_uma_metodologia.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.