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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Roseli Ap. Claus Bastos-
dc.contributor.authorARAÚJO, ROSANA CARDOSO MUNHOZ GUIMARÃES-
dc.date.accessioned2024-09-14T13:15:02Z-
dc.date.available2024-09-14T13:15:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2885-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractEstudos evidenciam uma mudança nos padrões nutricionais, tanto em adultos como em crianças e adolescentes relacionando-as com as transformações socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas, que com o passar do tempo refletiu na redução progressiva da desnutrição e no aumento da prevalência da obesidade. Diante desta constatação, compete aos educadores e/ou nutricionistas, desenvolver estratégias sistematizadas para impulsionar a cultura e valorização da alimentação com práticas educativas em saúde que utilizam conteúdo informativo e motivador, como as oficinas culinárias, que privilegiam a construção coletiva do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi proporcionar aos pré-escolares da Creche Municipal – Bauru, SP, o conhecimento sobre alimentação saudável de forma lúdica e descontraída, através de uma metodologia interativa (Oficina de Culinária), onde os mesmos participaram diretamente da confecção da receita. A metodologia interativa aplicada apresentou-se em três etapas: caracterização qualitativa do consumo alimentar, orientação nutricional e intervenção nutricional, possibilitando análise dos resultados encontrados. Os resultados apresentados mostraram que os pré-escolares estão aptos a receberem informações mais especificas sobre hábitos alimentares saudáveis, uma vez que a participação dos mesmos nas atividades propostas foi de total interação. A conclusão foi extremamente positiva, superou as expectativas, e pode ser adotada pelas instituições de ensino, a metodologia interativa também desenvolve conceitos ligados a vários outros assuntos como: Higiene Pessoal, Matemática (medidas), Português (verbalização e leitura das receitas) e todas as demais Ciências, capacitando-os na construção de hábitos alimentares adequados na escolha por alimentos nutritivos na infância. O estudo pode proporcionar uma experiência capaz de esclarecer a necessidade e a importância do profissional nutricionista na área da educação, contribuindo não só para uma vida mais saudável, mas também para a economia do país com a diminuição dos gastos com doenças crônicas não transmissíveis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectMetodologia interativapt_BR
dc.subjectPré-escolarespt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO NUTRICIONAL: APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA INTERATIVA NA CRIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDAVEIS PARA PRÉ-ESCOLARESpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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