Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2475
Título: EMPREGO DA CASCA DE BANANA NA PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS FÚNGICAS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO
Autor(es): SILVA, CAMILA DA
SANTOS, FELIPE ALVES DOS
Orientador(es): Fernandes, Geisiany Maria de Queiroz-
Palavras-chave: casca de banana;Aspergillus niger;proteína
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Biotecnologia é a ciência que desenvolve técnicas utilizando sistemas biológicos para gerar processos de interesse a diversas áreas, sempre se preocupando com melhorias ao meio ambiente. Deste modo, estudos buscando utilizar a banana, por ser uma das frutas mais populares do mundo e possuir um dos maiores índices de consumo, na tentativa de encontrar aplicação para as cascas residuais e cujo acúmulo gera grandes problemas ambientais, têm grande relevância. Este resíduo vem sendo empregado para diversas finalidades, dentre elas para a produção de biogás pela fermentação de lignocelulose oriunda da casca, remoção de urânio e outros metais pesados de solo e água por interação de cargas, pois elas são carregadas negativamente, enquanto metais pesados são carregados positivamente, causando assim atração de ambas as cargas e a formação de compostos que, posteriormente, podem ser dessorvidos, processo que separa a casca do metal para reutilizá-lo. Diante disso, este estudo buscou verificar a capacidade de precipitação de proteínas, utilizando cascas de banana nanica (Musa cavendish) uma vez que, a maioria das proteínas possuem cargas positivas e são extremamente importantes para os processos biotecnológicos como, por exemplo, as enzimas. As cascas de banana foram submetidas à secagem em estufa de circulação de ar forçada a 60ºC e posteriormente, foram trituradas em moinho de facas. Em seguida, realizou-se a granulometria, sendo empregados grânulos finais com 0,35 mm. Foram realizadas produções de proteína fúngica por Aspergillus niger, em triplicadas, e essas foram então submetidas à precipitação pelo pó obtido, sob refrigeração e agitação constante. Visou-se precipitar entre 20 a 30% das proteínas. Após a precipitação, centrifugaram-se as amostras e dosaram-se as proteínas pelo método de Bradford. Os resultados foram satisfatórios, com melhor concentração de 0,070 mg/mL. Estes dados podem contribuir para a redução de custos na obtenção de produtos biotecnológicos com alto grau de pureza e ainda para a redução do acúmulo de resíduos ambientais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru – SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2475
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMPREGO_DA_CASCA_DE_BANANA_NA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.