Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2397
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE
Autor(es): BUSNARDO, GUILHERME
Orientador(es): Martinez, Rosangela Aparecida Marques
Palavras-chave: Ensino de ciências;Atividades práticas;Avaliação;Questionários;Educação
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O ensino de ciências naturais é de fundamental importância para formação dos alunos enquanto cidadãos, e para isso precisamos estimular desde cedo o aprendizado através de diferentes metodologias de ensino, já que esse ensino não deve ser somente teórico, podendo ser ensinado também através de atividades práticas. O presente estudo objetivou elaborar um panorama do ensino de ciências no Brasil e investigar o que alunos do ensino fundamental de escolas públicas e de uma escola particular do município de Agudos, SP, pensam sobre a escola e o ensino de ciências. Foram utilizadas como metodologias a pesquisa bibliográfica e questionários contendo questões quantitativas e qualitativas aplicadas para os alunos. Os resultados do estudo mostraram que a maioria dos alunos tanto de escolas públicas quanto particular, gostam da escola, do professor e das aulas de ciências; atribuíram boas notas à didática dos professores de ciências e muitos disseram estar acima da média nessa disciplina. Porém quando os alunos são avaliados com provas externas eles não apresentam o mesmo desempenho, o que mostra que ainda há grande deficiência no processo ensino-aprendizagem de ciências no Brasil em relação a outros países do mundo, inclusive da América Latina. Uma das sugestões que podem explicar parte desse problema é a metodologia mais tradicional utilizada nas aulas de ciências e as avaliações que geralmente contém questões diversificadas, porém mais relacionadas à memorização de conteúdos, diferente das avaliações externas que visam principalmente a análise e interpretação de situações problema. O novo currículo do Estado de São Paulo contempla situações de aprendizagem que levam os alunos a realizarem atividades mais interpretativas do que conteúdista, o que pode melhorar os resultados ao longo do tempo. Porém, ainda são necessários estudos de pesquisa de opinião bem elaboradas, com professores e alunos de escolas públicas e particulares para que possamos identificar e auxiliar na resolução desses problemas. São também necessários e urgentes maiores investimentos do poder público na educação de todo o Brasil.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2397
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O_ENSINO_DE_CIÊNCIAS_NA_ATUALIDADE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso132,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.