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dc.contributor.advisorMartinez, Rosangela Aparecida Marques-
dc.contributor.authorBUSNARDO, GUILHERME-
dc.date.accessioned2024-04-11T20:01:14Z-
dc.date.available2024-04-11T20:01:14Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2397-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de ciências naturais é de fundamental importância para formação dos alunos enquanto cidadãos, e para isso precisamos estimular desde cedo o aprendizado através de diferentes metodologias de ensino, já que esse ensino não deve ser somente teórico, podendo ser ensinado também através de atividades práticas. O presente estudo objetivou elaborar um panorama do ensino de ciências no Brasil e investigar o que alunos do ensino fundamental de escolas públicas e de uma escola particular do município de Agudos, SP, pensam sobre a escola e o ensino de ciências. Foram utilizadas como metodologias a pesquisa bibliográfica e questionários contendo questões quantitativas e qualitativas aplicadas para os alunos. Os resultados do estudo mostraram que a maioria dos alunos tanto de escolas públicas quanto particular, gostam da escola, do professor e das aulas de ciências; atribuíram boas notas à didática dos professores de ciências e muitos disseram estar acima da média nessa disciplina. Porém quando os alunos são avaliados com provas externas eles não apresentam o mesmo desempenho, o que mostra que ainda há grande deficiência no processo ensino-aprendizagem de ciências no Brasil em relação a outros países do mundo, inclusive da América Latina. Uma das sugestões que podem explicar parte desse problema é a metodologia mais tradicional utilizada nas aulas de ciências e as avaliações que geralmente contém questões diversificadas, porém mais relacionadas à memorização de conteúdos, diferente das avaliações externas que visam principalmente a análise e interpretação de situações problema. O novo currículo do Estado de São Paulo contempla situações de aprendizagem que levam os alunos a realizarem atividades mais interpretativas do que conteúdista, o que pode melhorar os resultados ao longo do tempo. Porém, ainda são necessários estudos de pesquisa de opinião bem elaboradas, com professores e alunos de escolas públicas e particulares para que possamos identificar e auxiliar na resolução desses problemas. São também necessários e urgentes maiores investimentos do poder público na educação de todo o Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAtividades práticaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectQuestionáriospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADEpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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