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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2397
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martinez, Rosangela Aparecida Marques | - |
dc.contributor.author | BUSNARDO, GUILHERME | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T20:01:14Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11T20:01:14Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2397 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de ciências naturais é de fundamental importância para formação dos alunos enquanto cidadãos, e para isso precisamos estimular desde cedo o aprendizado através de diferentes metodologias de ensino, já que esse ensino não deve ser somente teórico, podendo ser ensinado também através de atividades práticas. O presente estudo objetivou elaborar um panorama do ensino de ciências no Brasil e investigar o que alunos do ensino fundamental de escolas públicas e de uma escola particular do município de Agudos, SP, pensam sobre a escola e o ensino de ciências. Foram utilizadas como metodologias a pesquisa bibliográfica e questionários contendo questões quantitativas e qualitativas aplicadas para os alunos. Os resultados do estudo mostraram que a maioria dos alunos tanto de escolas públicas quanto particular, gostam da escola, do professor e das aulas de ciências; atribuíram boas notas à didática dos professores de ciências e muitos disseram estar acima da média nessa disciplina. Porém quando os alunos são avaliados com provas externas eles não apresentam o mesmo desempenho, o que mostra que ainda há grande deficiência no processo ensino-aprendizagem de ciências no Brasil em relação a outros países do mundo, inclusive da América Latina. Uma das sugestões que podem explicar parte desse problema é a metodologia mais tradicional utilizada nas aulas de ciências e as avaliações que geralmente contém questões diversificadas, porém mais relacionadas à memorização de conteúdos, diferente das avaliações externas que visam principalmente a análise e interpretação de situações problema. O novo currículo do Estado de São Paulo contempla situações de aprendizagem que levam os alunos a realizarem atividades mais interpretativas do que conteúdista, o que pode melhorar os resultados ao longo do tempo. Porém, ainda são necessários estudos de pesquisa de opinião bem elaboradas, com professores e alunos de escolas públicas e particulares para que possamos identificar e auxiliar na resolução desses problemas. São também necessários e urgentes maiores investimentos do poder público na educação de todo o Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Atividades práticas | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Questionários | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O_ENSINO_DE_CIÊNCIAS_NA_ATUALIDADE.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 132,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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