Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2308
Título: ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DA VITAMINA C EM SUCOS DE LARANJA IN NATURA
Autor(es): ARAUJO, ALLAN SILVA
Orientador(es): Coutinho, Ana Paula Cerino
Palavras-chave: Vitamina C;Ácido Ascórbico;Suco de Laranja;Titulação;Embalagem
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Vitamina C é a designação geral do ácido ascórbico, um componente essencial para a vida que o corpo humano não consegue sintetizar e por isso a sua ausência deve ser compensada com alimentos ricos dessa vitamina. As frutas são importantes fontes deste nutriente e uma das principais matérias primas da indústria de bebidas não alcoólicas. Nesta categoria, a laranja tem grande destaque, pois o seu suco é rico em muitos nutrientes, incluindo a vitamina C. O objetivo deste trabalho foi analisar a degradação da concentração de vitamina C em sucos de laranja in natura em diferentes tipos de embalagem por um período de 8 dias, para isso utilizou-se a titulação com o 2,6-diclorofenolindofenol. Após o período de análise observou-se que a garrafa de vidro âmbar foi a embalagem mais eficiente perdendo 72,10% do total inicial enquanto que as garrafas de plástico e vidro transparente perderam 76,41% e 87,51% do total inicial respectivamente. Constatou-se que ao decorrer do tempo da análise a concentração de ácido ascórbico decai grandemente, sendo ideal que o suco in natura seja consumido logo após a preparação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2308
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE_DA_DEGRADAÇÃO_DE_VITAMINA_C_EM.pdfTrabalho de Concusão de Curso669,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.