Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2299
Título: FATORES QUE INFLUENCIAM O RENDIMENTO DE UMA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM USINAS SULCROALCOOLEIRAS
Autor(es): SILVA, ADILSON TEIXEIRA DA
Orientador(es): Uribe, Raúl Andres Martinez
Palavras-chave: Fermentação Alcoólica;Rendimento;Etanol;Sulcroalcooleira;Saccharomyces
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de avaliar os fatores que exercem influencia sobre a fermentação etanólica como: concentração e qualidade do substrato, temperatura da fermentação, pH, oxigênio, controle da contaminação bacteriana, concentração de nutrientes, teor de etanol, tipos de processos e linhagens de leveduras sem perfil de floculação e com maior resistência aos ácidos orgânicos e ao etanol para obtenção de alto rendimento na fermentação para a produção de etanol. A fermentação etanólica é uma das etapas importantes da produção de etanol carburante, pois é nessa etapa que ocorre a transformação bioquímica do substrato açucarado em etanol e CO2. O Brasil é o maior produtor de cana-deaçúcar que é a principal matéria-prima para a produção deste combustível renovável menos poluente que os derivados do petróleo e com custos mais baixos que outras culturas como o milho e a beterraba. O controle de alguns desses fatores como a contaminação bacteriana é muito importante nas usinas sulcroalcooleiras, porque altos índices de infecção bacteriana promovem a floculação das leveduras nas dornas diminuindo o contato da célula com o substrato causando perdas de açúcares redutores totais (ARRT) no final da fermentação etanólica. Outro fator importante é a carga nutricional do caldo de cana-de-açúcar para a fermentação, pois em quantidades inadequadas podem causar o baixo desempenho da fermentação etanólica diminuindo sua velocidade e afetando a multiplicação celular. O tipo de levedura também contribui para um alto rendimento fermentativo e uma elevada produção de etanol carburante, porque diversos autores relatam a importância de uma levedura dominante e resistente aos inibidores do meio fermentativo para um melhor rendimento na fermentação etanólica. O controle e o entendimento destes fatores são de grande importância para se obter o aumento de produtividade de etanol carburante nas usinas sulcroalcooleiras.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2299
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FATORES_QUE_INFLUENCIAM_O_RENDIMENTO_DE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso11,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.