Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Falico, Mayara Faria | - |
dc.contributor.advisor | Gatti, Márcia Ap. Nuevo | - |
dc.contributor.author | MENDES, MARIA CAROLINE | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T19:25:53Z | - |
dc.date.available | 2024-03-22T19:25:53Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2216 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis (IST) constituem um sério problema de saúde pública, sendo que, dentre elas, a sífilis adquirida e a sífilis congênita ficam em evidência, por se tratar de uma doença sexualmente transmissível, a busca por melhores indicadores epidemiológicos da sífilis congênita está intimamente relacionada com a educação em saúde. A gravidez é um período de grandes mudanças e transformações no corpo e na vida de uma mulher. O desenvolvimento da vida intrauterina é um período fantástico e único. Objetivos: Levantar o que a literatura científica tem abordado sobre educação em saúde no contexto da sífilis congênita. Metodologia: revisão integrativa de literatura, com a finalidade de incorporação de evidências cientificas na prática, por meio da elaboração de uma questão norteadora, pesquisa sobre os artigos seguindo os critérios de inclusão e exclusão, análise dos dados do estudo, resumo e organização das informações extraídas, arguição e resumo dos resultados e apresentação final. Resultados: A pesquisa da literatura resultou em 63 artigos publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas: português, inglês, que responderem à pergunta de interesse. Para a avaliação e seleção dos artigos, inicialmente foram considerados os títulos e resumos, onde foram selecionados nove artigos elegíveis para o estudo, foram descartados 28 artigos por não se adequarem ao tema, sete artigos por estarem duplicados, 18 por serem epidemiológicos. Considerações finais: O Levantamento da literatura científica o sobre educação em saúde no contexto da sífilis congênita, demonstrou a falta de conhecimento prévio das gestantes sobre a doença, e destacou a importância da discussão sobre as IST nas escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Gestação | pt_BR |
dc.subject | sífilis congênita | pt_BR |
dc.subject | infecção | pt_BR |
dc.subject | educação em saúde | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA SÍFILIS CONGÊNITA: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO_EM_SAÚDE_NO_CONTEXTO_DA_SÍFILIS_CONGÊNITA_uma_revisão_da.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 506,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.