Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2161
Título: SEGURANÇA ALIMENTAR EM INDÚSTRIAS ALIMENTICÍAS
Autor(es): Fernandes, Gustavo Cres
Orientador(es): Coutinho, Ana Paula Cerino
Palavras-chave: BPF (Boas Práticas de Fabricação);HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point)
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A Segurança Alimentar está ligada à saúde e segurança do consumidor, sendo um conjunto de normas e leis que devem ser adotadas pelas indústrias alimentícias a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios dentro dos regulamentos técnicos e da Legislação Brasileira. Segurança Alimentar é garantida por lei e deve ser mantida nas indústrias ou empresas com sérios riscos de multas e interrupções de trabalho, sendo fiscalizadas por diversos órgãos governamentais que por meios de auditorias garantem que os processos estão trabalhando em conformidade. Existem diversos programas que ajudam as empresas a manter a qualidade, como o BPF (Boas Praticas de Fabricação) base para todas as empresas alimentícias e HACCP (Hazard Analisys Critical Control Point) esse obrigatório para empresa de alimentos e aconselhável para empresas de vinagres e bebidas. Atualmente para as Fabricas Alimentícias não perderem consumidores e devido ao grande aquecimento do mercado, está se investindo muito em programas de qualidade, auditorias e rígidos controles no processo produtivo, sendo que estes são mais que necessários para assegurar que as indústrias trabalhem dentro dos padrões normativos exigidos pelos consumidores. Para ajudar a segurança alimentar contamos com aliados, como tecnologias que melhoram a produção, os laboratórios de controle de qualidade que asseguram que os produtos estão dentro da especificação e os fornecedores que garantem que suas matérias primas e adjuntos apresentam a qualidade necessária e os limites dentro do especificados nas nos laudos analíticos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2161
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Seguranca_alimentar_em_industrias_alimenticias.pdfTrabalho de Conclusão de Curso132,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.