Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2158
Título: MODIFICAÇÕES QUÍMICAS EM AMIDOS
Autor(es): SILVA, LETÍCIA ZABAGLIA DA
Orientador(es): Coutinho, Ana Paula Cerino
Palavras-chave: Amido modificado;Fosfatação;Gelatinização;Oxidação
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de gelatinização e as modificações químicas no amido, como: modificação por oxidação e fosfatação, analisando suas propriedades funcionais e sensoriais. Amidos nativos e modificados têm grande importância na indústria, principalmente alimentícia. O amido é um produto amiláceo, sintetizado nas folhas, e encontrados em alimentos como arroz, milho e batata; é muito importante na alimentação humana, pois fornece de 70 a 80% das calorias consumida pelo homem. O amido é formando por dois polímeros, a amilose e a amilopectina, formando uma estrutura granular semicristalina. A amilose tem estrutura linear e é formada por unidades de α-D-glicose ligadas em α-(1,4), sua principal característica é a capacidade em formar gel depois do processo de gelatinização do amido; a amilopectina tem estrutura ramificada, e é formada por cadeias de resíduos de α-D-glicose, ligadas em α-(1,4) e α- (1,6). Há alguns processos que podem afetar as propriedades dos amidos. Um deles é a gelatinização, que consiste na transformação do amido granular em gel, podendo causar inchamento dos grânulos, solubilização do amido e perda de sua estrutura cristalina. Embora o uso do amido seja antigo, alguns não possuem características específicas a determinados tipos de processamentos; então há a necessidade de se fazer modificações em sua estrutura para ele se adequar à aplicação industrial. Os amidos têm tendências em formar pastas e géis, aumentar e/ou diminuir o tempo de resfriamento e descongelamento, melhorar a textura de pastas ou géis.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Química) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2158
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modificacoes_quimicas_em_amidos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso377,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.