Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2148
Título: ESTUDO SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR EM EMPRESA FABRICANTE DE CERVEJA
Autor(es): LOPES, LILIAN OLIVEIRA
Orientador(es): Stetner, Alessandra Bizan de Oliveira
Palavras-chave: Gestão Qualidade alimentos;saúde consumidor;Food Safety
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A qualidade dos alimentos vem se tornado, cada dia mais, uma grande preocupação da sociedade no mundo globalizado. Para garantir sua a qualidade diferentes ferramentas têm sido criadas buscando atender a este requisito, como forma de garantir o respeito ao consumidor e atender às exigências de comercialização, principalmente as exportações. Esta preocupação remonta à década de 1950 quando a indústria de alimentos buscou as Boas Práticas (BP) adaptando ao segmento visando à melhoria e à dinamização da produção de alimentos seguros e com qualidade. A partir da adoção desses métodos, que ficaram conhecidos como Boas Práticas de Fabricação (BPF) foi possível estabelecer normas para o controle da água, contaminações cruzadas, pragas, higiene, comportamento do manipulador, higienização de superfícies (local de produção) e fluxo de processos. E com base na preocupação com o processamento de alimentos e protegendo a Saúde do consumidor, que iniciou a “Análise de riscos” este é o inicio da Pirâmide para implantação do Programa de Food Safety (Segurança Alimentar) e assim também atender as Normas Internacionais. O objetivo deste trabalho é o de apresentar estes sistemas, enquanto ferramentas de qualidade, com o desafio de mostrar a Implantação do Programa Food Safety (Certificação AIB) e a importância dos mesmos para o sucesso da cadeia produtiva de alimentos. A metodologia adotada foi o "estudo de caso" realizado em uma indústria cervejeira, instalada na Cidade de Agudos, São Paulo.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2148
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo_sobre_seguranca_alimentar_em.pdfTrabalho de Conclusão de Curso811,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.