Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2143
Título: CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CALOR E PELO CONTROLE DE UMIDADE
Autor(es): TORCHETTO, NADIA
Orientador(es): Coutinho, Ana Paula Cerino
Sato, Setsuko
Palavras-chave: Conservação;Alimentos;Calor;Controle de umidade;Microrganismos;Efeitos
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Com a necessidade de se conservar os alimentos por tempos prolongados e protegê-los contra os vários tipos de alterações, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para a conservação e preservação dos alimentos. Apesar de existirem vários métodos, esse estudo faz abordagem à conservação de alimentos pelo calor e pelo controle de umidade, que são métodos de diferentes ações em relação ao combate do principal fator de contaminação que são os microrganismos, ambos os métodos utilizam o calor como agente do processo conservativo. A conservação pelo calor é formada pelas técnicas de branqueamento, pasteurização e esterilização, as quais agem diretamente na destruição dos microrganismos através do calor, enquanto que a conservação pelo controle de umidade que inclui as técnicas de secagem natural, secagem artificial e evaporação, agem sobre o meio de sobrevivência dos microrganismos, retirando a água que eles precisam para o seu desenvolvimento, com isso eles morrem ou são inativados. Os métodos de conservação pelo calor e pelo controle de umidade protegem o alimento conservando-o por mais tempo, além desses e outros efeitos positivos que esses métodos causam, existem os efeitos negativos, ainda que em pequenas proporções, que afetam a cor, o sabor, aroma, textura e a qualidade nutritiva. Os processos de conservação devem ser escolhidos de acordo com o alimento à ser processado, e os efeitos maléficos sobre os alimentos devem ser minimizados o máximo possível.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Química) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2143
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conservacao_de_alimentos_pelo_calor.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.