Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2136
Título: TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE DE JAÚ
Autor(es): GARCIA, LUI RODRIGO LOPES
Orientador(es): Roca, Sirlei
Palavras-chave: Esgoto;Tratamento;Jaú
Data do documento: 2007
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Um esgoto municipal é composto de água mais matéria orgânica e inorgânica. Estas matérias (orgânicas e inorgânicas) estão na água sob diversas formas, tais como sólidos em suspensão, sólidos coloidais ou ainda, sólidos dissolvidos, em ordem decrescente da dimensão de suas partículas. Dentre essas matérias, a matéria orgânica é a principal causadora da chamada poluição hídrica. Isto porque a matéria orgânica é fonte de alimentos para certos microorganismos que, ao consumi-la, consomem também o oxigênio dissolvido na água. Não tendo oxigênio, a água torna-se preta exalando cheiros desagradáveis. Alem disso, o esgoto contém inúmeros agentes nocivos a saúde humana (agentes patogênicos) e coliformes fecais. Tanto matérias orgânicas como inorgânicas se sedimentam ao longo do tempo, formando o bando de lodos ao longo do percursos onde o esgoto corre. É necessário, então, que as matérias orgânicas e inorgânicas, assim como os agentes patogênicos sejam removidos do esgoto, antes que estes entrem no rio e o contaminem. (Sanchez 1999) A função da E.T.E. é assim; a de retirar do meio do esgoto, aquelas matérias, tornando o efluente o mais limpo possíel. Existem muitas maneiras para conseguir tal fim. Uma parcela destas matérias pode ser removida apenas deixando o esgoto armazenado um determinado tempo, ( caixa de areia e decantação primária )em um tanque. Com isso é possível remover boa parte de sólidos inorgânicos de alta densidade ( areias e sólidos em suspensão mais pesados ) e alguma parte de matérias orgânicas. Porém, restam, ainda os sólidos orgânicos em formas coloidais e dissolvidos ( que aliás, representam mais de 70% da carga orgânica total ). Para remover esta parcela restante da carga, é necessário utilizar outro meio, que não seja simples decantação. O esgoto assim tratado, já separadas as partes líquida e sólida, não causa dano ao meio ambiente. É obvio que, para isso, o processo de tratamento, principalmente a unidade biológica, funcione plenamente. (Kamiyama 1994)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2136
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tratamento_de_esgoto_na_cidade_de_jau.pdfTrabalho de Conclusão de Curso664,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.