Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2128
Título: BALANÇO HÍDRICO EM UMA INDÚSTRIA FABRICANTE DE PAPEL
Autor(es): CARRILHO, KARINA RAMOS
Orientador(es): Stetner, Alessandra Bizan de Oliveira
Palavras-chave: Água;Indústria de papel;Balanço hídrico
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Desde que o homem se organizou em sociedade ele busca no meio ambiente os recursos necessários para sua existência, sendo a água o principal deles. Ela é utilizada para a formação e manutenção da vida, e também para a existência de diversos ramos de atividades econômicas, na qual as indústrias são as mais dependentes para continuarem atuando. O aumento da produção, o crescimento demográfico e a poluição resultaram na escassez deste recurso, e por esse motivo, é necessário o seu reaproveitamento. Para tentar controlar essa situação, ao longo dos anos houve um aumento significativo nas tarifas de água e esgoto e uma maior fiscalização por parte do governo. Em meio a tudo isso, as indústrias desenvolveram e aprimoraram métodos de reutilização de água fechando seus circuitos, e com muito estudo e pesquisa, puderam adequar sua produção na otimização de seu uso. Com isso diminuiu-se o consumo e os custos e a indústria pode continuar atuando em um mercado cada vez mais competitivo. Desta maneira, aos poucos o modelo antigo de produção com grandes desperdícios foi sendo modificado, e por meio de estudos e técnicas recentes as empresas buscam se desenvolver de maneira sustentável. Um exemplo disso é o balanço hídrico, utilizado pelas organizações para monitorar e otimizar o uso da água. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar, por meio de um estudo de caso realizado em uma empresa fabricante de papel e através do balanço hídrico, os pontos do processo produtivo que podem ser melhorados, evitando-se assim desperdícios, tais como, de matérias-primas, insumos, energia e principalmente de água.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Química) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2128
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Balanco_hidrico_em_uma_industria.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.