Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2124
Título: BIODIESEL: Uma solução para o agronegócio
Autor(es): BELPHMAN, KELLY FERNANDA
Orientador(es): Garcia, Aparecida Zeferino
Palavras-chave: biodiesel;transesterificação;oleaginosa;inclusão social;mercado
Data do documento: 2007
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O biodiesel é definido como mono-alquil éster de ácidos graxos de cadeia longa, proveniente de fontes renováveis que utiliza como matéria-prima óleos vegetais ou gordura animal. As propriedades físicas e químicas dos óleos ou gorduras influenciam diretamente a qualidade do biodiesel produzido, assim como a espécie de álcool e catalisador empregados no processo de transesterificação. Atualmente a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis são responsável em determinar as especificações existentes para o biodiesel com referências em normas européias e americanas garantindo a qualidade adequada para o uso. A obrigação legal de que o óleo diesel seja aditivado com 2% de biodiesel é plenamente justificável dos pontos de vista técnico, ambiental e econômico. Para aumentar os benefícios sociais, as oleaginosas para produção de biodiesel devem ser preferencialmente cultivadas em pequenas propriedades rurais e o combustível produzido em cooperativas de pequenos agricultores havendo isenção tributária em toda a cadeia de produção para as indústrias que aderirem ao Selo do Combustível Social. O Brasil tem grandes possibilidades de crescer no mercado de créditos de carbono e também como alvo de investimentos em projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo visando à redução dos gases poluentes, como é o caso do biodiesel.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2124
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Biodiesel_uma_solucao_para_o_agronegocio.pdfTrabalho de Conclusão de Curso700,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.