Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2072
Título: PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHETOS NO TRABALHO RURAL
Autor(es): MAZZON, AMÁBILE GONÇALVES
REBEQUI, IARA CRISTINA
Orientador(es): Bianco, Maria Helena
Palavras-chave: animais peçonhentos;prevenção de acidentes;fatores de riscos
Data do documento: 2008
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho aborda o problema dos acidentes provocados por animais peçonhentos, conceituando como tais àqueles que possuem órgãos especializados para a produção e a inoculação de venenos e são capazes de causar envenenamentos no homem. Diante da diversidade de situações do trabalho rural e da ausência de informações fidedignas sobre as condições de saúde desses trabalhadores, julga-se oportuna à necessidade da identificação dos fatores de risco inerentes à atividade e os meios necessários à sua neutralização. Para isso, este estudo teve o objetivo de buscar elucidar os conhecimentos básicos sobre o comportamento dos animais peçonhentos, e os fatores de riscos para a saúde do trabalhador rural na prevenção de acidentes. Bem como os objetivos específicos: refletir o uso de equipamentos de proteção individual e delinear estratégias eficientes na sua prevenção quanto à saúde e segurança do trabalhador, através de uma revisão de literatura.Concluiu-se que dos animais peçonhentos, a cobra, de longe, é o mais perigoso para o homem do campo. A maioria dos acidentes com picadas de cobras acontece na perna, até a altura do joelho. Assim sendo, o Equipamento de Proteção Individual (EPI) mais indicado é uma bota de cano alto. Em relação às condições inseguras de trabalho, que o despreparo técnico dos trabalhadores rurais contribui significativamente para aumentar e manter as condições de insegurança no trabalho, e em conseqüência, que a exposição aos riscos ocupacionais são evidentes e iminentes, principalmente no que tange a exposição aos riscos biológicos, tendo em vista o contato direto prolongado e freqüente, sem o uso de EPIs. Baseado nesses fatos fica como sugestão a elaboração de um projeto “Prevenção de acidentes com animais peçonhentos” onde será desenvolvido, com o intuito de transmitir ao público, através de palestras, não somente o conhecimento sobre prevenção de acidentes com essas espécies, mas também dos procedimentos que devem ser seguidos no caso de ocorrer algum acidente. Levando a população à conscientização da importância ecológica que esses animais possuem, evitando que sejam tomadas atitudes que venham a prejudicar o equilíbrio ecológico das espécies.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2072
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prevencao_de_acidentes_por_animais.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.