Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2050
Título: ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ATRATIVOS TURÍSTICOS: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU
Autor(es): RODRIGUES, PATRÍCIA DOS SANTOS
Orientador(es): Frederico, Paulo Renato de Paula
Palavras-chave: Acessibilidade;Parque Zoológico Municipal;Bauru (SP);Turismo
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Com o constante crescimento da atividade turística no Brasil e no mundo, há uma grande preocupação no que se refere à acessibilidade que empreendimentos, produtos e serviços turísticos possam oferecer às pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida, sendo estas cada vez mais exigentes com os produtos e serviços que utilizam, visando assim a sua melhor satisfação. Tendo suas principais características levantadas, este projeto visou analisar um empreendimento turístico no município de Bauru (SP), o Parque Zoológico Municipal de Bauru, segundo os parâmetros de acessibilidade estipulados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, com a norma NBR 9050. Para este projeto foram feitos levantamentos bibliográficos e, posteriormente, pesquisa de campo, com a visita técnica ao empreendimento junto com dois indivíduos com mobilidade reduzida. Foi aplicado um questionário, após a visita, para que os portadores de mobilidade reduzida pudessem dar seu parecer a respeito da infra-estrutura do zoológico à luz das especificações da ABNT. Com os dados dos questionários foi possível constatar que, apesar das especificações da ABNT, o Parque Zoológico Municipal ainda necessita de adaptações em sua infra-estrutura que sejam capazes de melhor atender a esta demanda, evitando, consequentemente, eventuais acidentes que possam vir a acontecer, visando também não só atender as pessoas portadoras de deficiência física, mas a todos que se encontrem em uma condição de deficiência, seja permanente ou temporária.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2050
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise_da_acessibilidade_em_atrativos_turisticos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.