Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2017
Título: GUERRAS, CRISES E FORTALECIMENTO ECONÔMICO: A ATUAÇÃO DA ALEMANHA VISANDO A INTEGRAÇÃO REGIONAL EUROPEIA
Autor(es): HASS, MATHEUS FELIPE
Orientador(es): Pasquarelli, Bruno Vicente Lippe
Palavras-chave: Alemanha;Desenvolvimento Econômico Alemão;Nazismo;União Europeia;Potência Europeia
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O estudo pretende apresentar a trajetória da recuperação e desenvolvimento econômico da Alemanha com foco no período durante a sua participação na União Europeia. Será apresentado todo o contexto histórico, envolvendo fatos, dados econômicos e instituições que colaboraram para essa retomada econômica. Será compreendido desde a Primeira Guerra Mundial, período entre guerras e Segunda Guerra Mundial qual foi o caminho que levou os alemães a apresentarem números tão baixos social e economicamente. Iniciaremos o foco apresentando as consequências da Primeira Guerra, sanções sofridas e como isso colaborou na ascensão do nazismo, economia pós-guerra e o segundo conflito, e por fim compreender a recuperação econômica no pós-segunda guerra, com o desenvolvimento da União Europeia, desde seu início com o surgimento do Tratado de Paris, Comunidade Europeia do Carvão e Aço, entre outros. Buscar-se-á o entendimento se o boom econômico alemão se deu principalmente através da participação no bloco europeu ou se foi principalmente devido as ações regidas internamente na economia pelos governantes da época e como foi conquistado o conceito de hard power pela Alemanha.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2017
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guerras,_crises_e_fortalecimento_economico_-_a_atuacao_da_alemanha.pdfTrabalho de Conclusão de Curso668,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.