Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2003
Título: CAMINHOS RUMO AO DESENVOLVIMENTO: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS À HEGEMONIA DO BRASIL NA AMÉRICA DO SUL
Autor(es): CARDOSO, ANA GABRIELA
Orientador(es): Cava, Roberta
Palavras-chave: Desenvolvimentismo;Competitividade;Integração
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O Brasil é o maior país na América do Sul, com grandes possibilidades para a obtenção da hegemonia na região. O presente trabalho tratará de analisar os benefícios de priorizar o comércio com os países latino-americanos, obtendo assim relações recíprocas e ganhos mútuos, caminhando então para o maior desenvolvimento do país, no entanto, é necessário desfazer dos laços da dependência dos Estados Unidos e países desenvolvidos, criando a sua própria nacionalidade. Para chegar a resultados satisfatórios os conteúdos deste trabalho são: a crítica da Cepal às teorias clássica e neoclássica, a teoria da dependência, seguido do histórico da economia brasileira, a integração regional e o comércio internacional do Brasil. Para a realização deste trabalho utilizou-se de fontes primárias e secundárias, os principais autores que colaboraram para este trabalho foram Furtado, Bresser-Pereira e sites oficiais da OMC, Mercosul, Brasil e Cepal, porém foram utilizadas outras diversas fontes para a realização da pesquisa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2003
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caminhos_rumo_ao_desenvolvimento_-_reflexoes_sobre_os_desafios_a_hegemonia.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.