Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1874
Título: UNA: A PAUTA FEMINISTA NO JORNALISMO DE REVISTA
Autor(es): CHAVES, MAYARA CREPALDI
Orientador(es): Ferreira, Mayra Fernanda
Palavras-chave: Jornalismo especializado;Revista UNA;Técnicas jornalísticas;Feminismo
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O objetivo do presente trabalho é exercitar duas características presentes do meio revista: uma linguagem próxima dos interesses dos leitores e as técnicas jornalísticas em um produto especializado, que envolvem apuração e pauta, seleção de fontes, entrevistas, redação e edição. A partir da conceituação de jornalismo em revista e dos procedimentos jornalísticos, foi elaborada a revista digital “UNA”, em edição experimental, que visa explorar temáticas feministas – ainda pouco recorrentes – com um aprofundamento jornalístico de qualidade. Para elaborar esta proposta, foi necessário realizar pesquisa bibliográfica a respeito da história e das peculiaridades do meio revista, do procedimento jornalístico, contando com uma breve contextualização dos avanços tecnológicos nos meios de comunicação e um parâmetro sobre os embasamentos do feminismo e a sua evolução enquanto pauta jornalística. Após a finalização da revista, para alcançar um resultado mais pertinente e um olhar crítico sobre o projeto, o produto foi apresentado a um grupo focal, composto por dez feministas, selecionadas conforme a definição do público- alvo da revista. Com a análise dos resultados, referente à primeira parte da aplicação dessa metodologia, que aborda a identificação do público com a temática e a linguagem da revista, foi possível verificar que a revista “UNA” cumpriu o seu papel jornalístico e, assim, trouxe um conteúdo diferenciado do que circula em grande parte do mercado, sem abordar padrões ou estereótipos femininos presentes na atual sociedade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1874
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UNA a pauta feminista no jornalismo de revista.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.