Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1846
Título: ESTUDOS DE RECEPÇÃO DE PEÇAS RADIOFÔNICAS PELO PÚBLICO INFANTIL DE SEIS A DEZ ANOS
Autor(es): SILVA, AMANDA LACERDA MALAVAZI DA
Orientador(es): Bochembuzo, Daniela Pereira
Palavras-chave: Rádio;Educação;Dramaturgia;Recepção;Público infantil
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido para a conclusão do curso de Jornalismo e originário de pesquisa de iniciação científica realizada por meio do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), busca estabelecer uma relação entre o meio radiofônico e o processo educativo que envolve crianças entre seis e dez anos. O rádio foi escolhido dentre os demais meios de comunicação de massa por ser caracterizado como o mais acessível financeiramente, facilidade de manuseio, além de exigir a construção de uma mensagem envolvente, capaz de promover compreensão e assimilação individual e coletiva. Por ser um meio cego, exige que o conteúdo seja tido como um estímulo à imaginação e à memória. Considerando tais pontos, a veiculação de uma peça radiofônica baseada em conto de fadas que aborda valores universais adaptados ao contexto atual em um ambiente escolar poderia, assim, suscitar em crianças o reconhecimento da identidade e da alteridade? Para responder este problema de pesquisa, este trabalho ampara- se em metodologia composta por pesquisa bibliográfica sobre os temas história do rádio, linguagem radiofônica, gêneros radiofônicos, dramaturgia no rádio e desenvolvimento infantil e pesquisa de campo com o intuito de estudar a recepção infantil na prática. O estudo de campo envolve amostra de 12 crianças da cidade de Macatuba – SP, na Escola Municipal Odila Galli Lista, apoiada na aplicação de questionário quali-quanti e pelo método grupo focal. O estudo de recepção, autorizado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da USC, permitiu a confirmação das hipóteses levantadas sobre o reconhecimento da alteridade, a aceitação e o respeito ao diferente, além de confirmar a possibilidade de utilização de peças radiofônicas como instrumento de dinamização do processo de ensino-aprendizagem, apesar dos impactos das mídias digitais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1846
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHAPEUZINHO VERMELHO.mp3Audio17,19 MBMP3Visualizar/Abrir
OS TRÊS PORQUINHOS.mp3Audio14,65 MBMP3Visualizar/Abrir
PATINHO FEIO.mp3Audio14,91 MBMP3Visualizar/Abrir
A LEBRE E A TARTARUGA.mp3Audio17,78 MBMP3Visualizar/Abrir
Estudos de recepcao de pecas radiofonicas pelo publico infantil de.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.